Docentes e discentes de Educação Física participam da Conferência Estadual do Esporte em Ponta Grossa

Docentes e discentes de Educação Física participam da Conferência Estadual do Esporte em Ponta Grossa

Os professores Marcus Peikriszwili Tartaruga e Silvano da Silva Coutinho, dos Departamentos de Educação Física de Guarapuava e de Irati, respectivamente, representaram a Unicentro e toda a regional de Guarapuava na 1ª Etapa da Conferência Estadual do Esporte. O encontro ocorreu entre os dias 25 e 27 de março, em Ponta Grossa.

Com a adesão de 102 municípios das regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e União da Vitória, a conferência contou com mais de 300 participantes, incluindo gestores municipais e representantes da sociedade civil. O objetivo foi discutir e formular propostas para a estruturação do Plano Decenal do Esporte Paranaense (2026-2035). Essa foi a primeira de quatro etapas regionais, que percorrerão diferentes cidades do Paraná para ampliar o acesso ao esporte, incentivar a criação de programas esportivos e diversificar as práticas esportivas no estado.

O chefe do Departamento de Educação Física de Guarapuava (Deduf/G), Marcus Tartaruga, contou que, dentro dos eixos temáticos de Formação Esportiva, Excelência Esportiva e Esporte para a vida toda, foram discutidas propostas apreciadas pelos delegados municipais da macrorregional-01. Em seguida, as propostas foram debatidas em uma plenária geral. O professor destacou a importância do evento como um espaço de debate coletivo entre diferentes setores da sociedade. “Para mim, assim como para o professor Silvano e para os nossos bolsistas de Educação Física do Deduf/I e Deduf/G, é uma grande oportunidade contribuir para o crescimento esportivo do Paraná. Este evento é considerado um marco histórico estadual, visto a participação do governo estadual através da Secretaria Estadual do Esporte, além de representantes das instituições de ensino superior e de gestores esportivos municipais”, ressaltou Tartaruga.

Após a etapa em Ponta Grossa, a Conferência Estadual do Esporte segue para Toledo (1º a 3 de abril), Londrina (8 a 10 de abril) e Maringá (14 a 16 de abril). No final do processo, todos os 399 municípios do Paraná terão participado, consolidando um amplo debate para fortalecer o esporte no estado.

Pré-Conferência Estadual no Câmpus Cedeteg

Antes do evento em Ponta Grossa, a Unicentro sediou, no dia 19 de março, no Câmpus Cedeteg, a Pré-Conferência Estadual do Esporte. A universidade, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), desempenhou um papel fundamental na iniciativa, tornando o debate mais acessível e inclusivo.

Segundo o professor Tartaruga, a participação das universidades foi essencial para garantir um ponto de vista acadêmico e, ao mesmo tempo, ampliar o envolvimento da comunidade. “O governo fez questão de que as universidades, por meio da Seti, participassem dessa discussão para garantir um ponto de vista acadêmico e incluir toda a comunidade. Para a Unicentro, isso é extremamente importante, pois fortalece o pertencimento da nossa comunidade acadêmica e da região em uma pauta fundamental para o Paraná”, concluiu.

Por Poliana Kovalyk

Fotos: Jow D’Ambros, da Secretaria de Estado do Esporte – Sees


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário