
Reitor da Unicentro fortalece cooperação internacional em encontro da Rede Zicosur Universitário
Nos dias 19 e 20 de março, a Universidad Autónoma Juan Misael Saracho, em Tarija, na Bolívia, sediou o 37º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário, um evento que reuniu 43 instituições de ensino superior de sete países da América do Sul para discutir parcerias e desafios comuns na educação superior. Representando a Unicentro, estiveram presentes o reitor, professor Fábio Hernandes, e a coordenadora de Relações Internacionais, professora Cibele Krause Lemke.
O evento teve como foco principal o financiamento para ampliação das parcerias e cooperações entre as universidades da rede, que inclui instituições da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Segundo o reitor Fábio Hernandes, o debate sobre recursos para intercâmbios acadêmicos e financiamento da educação superior foi um dos pontos centrais do encontro. “Houve discussões sobre bolsas de estudo para possibilitar intercâmbios entre docentes e discentes. A professora Cibele apresentou as bolsas da Fundação Araucária que têm sido disponibilizadas para a Rede Zicosur, enquanto representantes de outras instituições também trouxeram oportunidades de financiamento internacional”, destacou.
A integração entre as universidades da rede também foi pauta, ao permitir o compartilhamento de conhecimentos e soluções para desafios comuns enfrentados na região. “Houve uma ampla discussão sobre os problemas regionais e como a interação entre as universidades pode auxiliar nisso, haja vista que algumas instituições têm expertise em relação a uma determinada área, que poderá auxiliar na solução da outra instituição ou da região onde a instituição está localizada”, enfatizou o reitor sobre a contribuição para o fortalecimento acadêmico e social dos países envolvidos.
Além das questões de recursos e integração, foram abordados temas como governança universitária e inteligência artificial, que serão discutidos de maneira mais aprofundada nos próximos encontros. Durante o evento, foi lançado o livro “Governanza Universitaria”, do professor Simón Benítez Ortiz, reitor da Universidade Nacional de Villarrica del Espíritu Santo (UNVES), do Paraguai, que contribuiu para o debate sobre gestão e desafios das instituições de ensino superior.
A Unicentro, que integra a Rede Zicosur Universitária há mais de 10 anos, tem desempenhado um papel significativo na formação acadêmica da região, conforme ressaltou o reitor. “Temos grandes professores, que hoje inclusive participam da administração de algumas universidades que pertencem à Zicosur e que já fizeram um mestrado ou doutorado na nossa universidade. Então, nós temos contribuído muito no desenvolvimento regional, não somente pensando no Brasil, mas na América do Sul”, afirmou Hernandes.
Segundo o reitor, a participação no encontro reforça o compromisso da Unicentro com a internacionalização e com a construção de parcerias estratégicas para o avanço da educação superior na América do Sul. “Nós temos visto o papel importante que a Unicentro tem feito e estaremos, nos próximos meses, recebendo mais intercambistas dessas instituições, muitos deles virão a partir das bolsas disponibilizadas pela Fundação Araucária. Sempre temos como meta que os trabalhos desenvolvidos também auxiliem a universidade desse estudante, desse docente, no desenvolvimento regional, então sempre os nossos projetos são voltados à união entre as universidades, mas principalmente na transformação da região onde as instituições estão inseridas”.
A chamada de bolsas da Fundação Araucária também traz a possibilidade de enviar estudantes e professores para desenvolver atividades em outras universidades da rede. “Além de recebermos estudantes, nós também estaremos enviando estudantes e docentes para instituições que participam da rede Zicosur Universitário. Eu tenho a certeza que esses membros da nossa comunidade trarão muito conhecimento, muita troca de experiência, e que vão enriquecer ainda mais o ensino e aprendizado da nossa universidade. Eu acredito que a Unicentro está sendo cada vez mais conhecida internacionalmente e cada vez mais disputada, então estamos muito felizes porque nós sabemos que temos muito a contribuir e também a aprender”, conclui o reitor.
O papel da Unicentro na integração regional
Além da presença do reitor, a Unicentro também esteve representada pela coordenadora de Relações Internacionais, Cibele Krause Lemke, que proferiu a palestra de abertura do evento, durante o 12º Encontro de Assessores de Relações Internacionais da rede. Em sua apresentação, Cibele abordou o tema “Becas ofrecidas por la SETI y Fundación Araucária – PR (Brasil): una mirada desde la experiencia de las Universidades Estatales de Paraná”, apresentando um levantamento sobre as bolsas oferecidas pelas universidades estaduais do Paraná nos editais de mobilidade promovidos pela Fundação Araucária, com destaque para a Rede Zicosur.
Cibele explicou que foram discutidas estratégias para melhor aproveitamento dessas bolsas, tanto para estudantes quanto para docentes. “Ficou acordado que, junto ao grupo de trabalho de mobilidade estudantil da rede, nós vamos discutir formas de trabalho conjunto para que essas bolsas e essa discussão também façam parte do calendário anual da rede”, destacou. Além disso, foi deliberado um novo processo de reconhecimento jurídico da Rede Zicosur, que facilitará a gestão e a articulação entre as universidades.
Outro ponto importante debatido foi o fortalecimento das atividades da rede, como simpósios acadêmicos e publicações científicas. “Nós destacamos a importância da participação, tanto por conta do trabalho que realizamos no Escritório de Relações Internacionais, como também da própria Reitoria da Unicentro, no sentido de valorizar a experiência e intercâmbio acadêmico e também buscar o seu fortalecimento, por meio de simpósios de trabalhos realizados na modalidade de extensão. Além disso, está prevista uma publicação em torno de temas discutidos e a Unicentro vai poder colaborar com um capítulo na área do uso de tecnologias avançadas. Nós temos trabalhado ativamente para o fortalecimento das atividades da rede e esse trabalho só tem a se fortalecer também com a participação das demais instituições”, afirmou Cibele.
Por Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.