
Cerimônia marca abertura da Semana Inaugural do Curso de Medicina da Unicentro
O Departamento de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou, na última segunda-feira (10), a cerimônia de abertura da Semana Inaugural do Curso de Medicina. O evento aconteceu no Hospital Regional de Guarapuava e busca integrar os novos acadêmicos e proporcionar um primeiro contato com a prática médica.
É uma alegria recebermos mais 40 alunos. Eles ingressam em uma universidade pública de qualidade, em parceria com um hospital igualmente público e qualificado, o que certamente trará muitos benefícios para a sociedade.
Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor
Por meio de um convênio, professores e estudantes da Unicentro, tanto da graduação quanto da pós-graduação da área da saúde, desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da unidade hospitalar. O vice-reitor da universidade, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas, destacou a importância dessa integração. “O curso de Medicina proporciona uma grande oportunidade de extensão, permitindo a prestação de serviços à comunidade, especialmente para aqueles que mais precisam. É uma alegria para nós recebermos mais 40 alunos, que passaram por um processo seletivo rigoroso e complexo. Eles ingressam em uma universidade pública de qualidade, em parceria com um hospital igualmente público e qualificado, o que certamente trará muitos benefícios para a sociedade”, afirmou o vice-reitor.
O chefe do Departamento de Medicina, Abrão José Melhem Júnior, reforçou o compromisso do curso com a formação de médicos de excelência. “Nosso objetivo não é apenas formar médicos ou aumentar seu número na sociedade brasileira. Estamos aqui para formar médicos de excelência por meio de um ensino e pesquisa de alto nível, capacitando profissionais que realmente impactem a sociedade. Contribuir com uma formação de qualidade e transformar a realidade da saúde é a nossa missão”.
O diretor do Câmpus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, ressaltou a qualidade da formação oferecida aos estudantes da Unicentro, que contam com uma estrutura completa para o aprendizado teórico e prático. “No Câmpus Cedeteg, os alunos têm suporte desde a base da sua formação, utilizando os laboratórios de anatomia, bioquímica e biofísica, até o atendimento ao público. Nosso Ambulatório de Medicina não apenas presta assistência à comunidade, mas também prepara os estudantes para atuar em diversas especialidades”. Ricardo também falou dos avanços na infraestrutura voltada para o ensino prático. “Contamos com um ambulatório de simulação e estamos finalizando a construção de um espaço para técnicas cirúrgicas. Em breve, os novos estudantes poderão aprimorar esses procedimentos e prestar atendimento à população na clínica escola da Cidade dos Lagos”, concluiu.
O diretor-geral do Hospital Regional, Fernando Guiné, reforçou os avanços no termo de cooperação técnica entre as instituições e a ampliação da estrutura destinada aos residentes. “Estamos cada vez mais fortalecendo nossa parceria com o curso de Medicina e muito felizes com os avanços que tivemos. Recentemente, cedemos novos espaços internos para os residentes, que vem somar a um amplo anexo onde a Unicentro investiu na estrutura, mobiliário e acabamentos”. O novo espaço agora conta com recepção, salas de aula, biblioteca e um auditório moderno, que sediou o evento inaugural. Além da Medicina, segundo Guiné, outros cursos da área da saúde da universidade já utilizam as instalações do Hospital Regional, fortalecendo a integração entre ensino e assistência. “Queremos que essa caminhada seja cada vez mais frutífera, sempre em busca da excelência, tanto na formação acadêmica quanto na prestação de serviços de saúde”, concluiu o diretor.
Representando a Secretaria de Saúde, o assessor médico William César Bispo Barreto apontou os benefícios da presença dos estudantes na rede pública de saúde. “Estamos felizes com essa parceria, que traz humanização e qualificação. Os campos de estágio permitem que os alunos saiam mais preparados para exercer uma medicina técnica e humanizada, e quem ganha é a população. A Secretaria de Saúde está de portas abertas para receber esses estudantes e trabalhar em conjunto com as universidades, expandindo os campos de prática para que a população tenha mais acesso à saúde com qualidade”, frisou Barreto.
Semana Inaugural do Curso de Medicina
Durante a semana, estão programadas diversas atividades para os novos estudantes, incluindo palestras, treinamentos e integrações nos hospitais conveniados onde farão seus estágios, especialmente no Hospital Regional. Os alunos também participarão de atividades lúdicas, da aula interativa ‘Octógono Médico’, avaliações de raciocínio clínico e psicossocial, além da tradicional Cerimônia de Entrega dos Jalecos.
Por Poliana Kovalyk




Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.