
Professora da Unicentro ministra curso e lança livro em evento internacional na Suíça
A professora Sibele de Andrade de Melo Knaut, do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), foi convidada a ministrar um módulo do curso de formação sobre tratamento da dor neuropática, promovido pelo Centro de Reeducação de Dor Neuropática, vinculado ao Hospital Geral de Friburgo e à Universidade de Friburgo. O evento ocorreu entre os dias 3 a 5 de fevereiro em Friburgo, na Suíça.

Outro momento marcante para Sibele foi o lançamento de um livro de sua coautoria
A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do sistema nervoso central e/ou periférico são feridos ou danificados. O público-alvo do curso foram principalmente fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de diversos países, como Suíça, França, Canadá e Alemanha. Sibele compartilhou sua experiência, ressaltando os desafios de ministrar um curso em uma língua estrangeira, mas também a satisfação de ver a recepção positiva do conteúdo apresentado, incluindo os projetos que desenvolve no Brasil na área de tratamento da dor neuropática.
“Foi uma experiência muito desafiadora, especialmente por ser um tema tão complexo. Embora eu fale francês fluentemente, a adaptação ao contexto internacional sempre exige atenção. Foi muito gratificante ver o interesse dos participantes e perceber como nossos métodos são bem recebidos. Pude levar um pouco dos projetos que temos aqui e todos ficaram encantados”, contou a professora.
Outro momento marcante para a docente da Unicentro foi o lançamento oficial de um livro de sua coautoria, intitulado ‘Méthode de Rééducation Sensitive de la Douleur’, publicado em francês. O lançamento ocorreu durante o curso e foi celebrado com uma palestra proferida para profissionais da saúde e pacientes, seguida de uma noite de autógrafos. “Além de contribuir com um material técnico relevante, também tivemos a oportunidade de compartilhar nossa abordagem de tratamento com um público global, o que foi muito enriquecedor”, afirma.
Sibele ainda teve a oportunidade de dar uma entrevista à rádio local, para falar sobre as pesquisas que são abordadas na obra. O livro, que descreve um método de reeducação sensorial para o tratamento da dor neuropática, destaca a importância da visão do paciente em cada capítulo, abordando as complexidades da dor neuropática e os tratamentos disponíveis.
Por Poliana Kovalyk


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.