Unicentro forma 142 novos profissionais em cerimônias no Câmpus Santa Cruz

Unicentro forma 142 novos profissionais em cerimônias no Câmpus Santa Cruz

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) celebrou, nos dias 26 e 27 de fevereiro, a colação de grau de 142 acadêmicos em cerimônias intersetoriais realizadas no Câmpus Santa Cruz. O momento solene, regido pelo Conselho Universitário (COU),  marcou a conclusão da graduação para estudantes de diferentes áreas do conhecimento.

Na quarta-feira (26), colaram grau os formandos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Sesa), que inclui os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo e Serviço Social, no Câmpus Santa Cruz, além de Administração no Câmpus Avançado de Pitanga e Administração Pública no Polo de Educação a Distância de Prudentópolis.

Já nesta quinta-feira (27), foi a vez dos acadêmicos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla), com formandos dos cursos de História, Letras, Pedagogia, Filosofia, Arte, Publicidade e Propaganda e Jornalismo, no Câmpus Santa Cruz, e História, no Câmpus Avançado de Coronel Vivida.

142 alunos receberam os títulos nos dois dias de colação

Ao todo, 71 estudantes participaram da cerimônia em cada um dos dias, consolidando a trajetória acadêmica e dando início a uma nova fase profissional. A solenidade foi presidida pela diretora do Câmpus Santa Cruz, Roseli Machado, que destacou a importância da formação universitária e o compromisso da Unicentro com a qualificação de seus egressos. “Este momento representa o encerramento de um ciclo. É o momento em que temos a promessa de um futuro junto a uma bagagem acumulada ao longo do curso que se encerrou. Essa bagagem faz parte da formação desses alunos, que é o que a universidade oferece: uma formação de excelência do ponto de vista de conteúdos técnicos e ferramentas, mas também uma formação humanística, com o desenvolvimento de uma consciência cidadã, para que os nossos acadêmicos possam sair daqui e de fato transformar as realidades nas quais eles vão atuar”, pontuou.

Para os recém-formados, a colação de grau representa a conclusão de um importante período repleto de desafios e aprendizados. Fernando Alves Fleischer, agora bacharel em Publicidade e Propaganda, conta que um dos maiores desafios foi começar a graduação durante a pandemia. “Iniciar a faculdade na pandemia fez com que o primeiro semestre fosse bem complicado, mas agora levo a Unicentro com muito carinho. Aqui eu me formei e também fiz estágio. Foi uma experiência muito boa”, relatou. 

Títulos foram conferidos em duas cerimônias intersetoriais

“É um misto de felicidade e receio. Pegar o diploma significa entender a responsabilidade de não ser mais estudante, de precisar se inserir no mercado de trabalho. Já estou trabalhando, mas quero ser efetivada na área que estudei, diferente da minha primeira graduação, que acabei não exercendo. Levo da Unicentro um acolhimento, tanto dos amigos quanto dos professores. Saio feliz, mas também com um pouco de tristeza, já pensando em voltar para um mestrado e continuar aqui”, contou Elisangela Zenedim, licenciada em Arte.

Por fim, Roseli Machado parabenizou os novos profissionais e lembrou-os de que a universidade estará sempre de portas abertas para recebê-los. “A colação de grau é como ver os passarinhos deixando o ninho, mas as portas da universidade continuam sempre abertas. Seja por um concurso, uma pós-graduação, um projeto extensionista ou até retornando como professores, nossos alunos sempre serão bem-vindos”, finalizou.

Por Caroline Albertini


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


Deixe um comentário