Formandos de 13 cursos de graduação colam grau no Câmpus de Irati da Unicentro

Formandos de 13 cursos de graduação colam grau no Câmpus de Irati da Unicentro

Na noite desta quarta-feira (26), acadêmicos do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais (SEAA) e do Setor de Ciências da Saúde (SES) receberam os seus diplomas no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Antes deles, na terça-feira (25), foi a vez dos alunos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla) e do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Sesa) celebrarem a conclusão de seus cursos.

Realizadas pelo Conselho Universitário da Unicentro (COU), as colações de grau intersetoriais reuniram, em Irati, 100 acadêmicos, além de professores, familiares e amigos que marcaram presença no Auditório Denise Stoklos.

Danieli Finhgre Felix, da etnia Kaingang, foi a primeira aprovada no Vestibular Indígena a colar grau no Câmpus de Irati da Unicentro.

“Foram quatro anos muito difíceis. A gente foi uma turma que pegou pandemia, pegou greve. Então, eu acho que o sentimento de estar colando grau torna-se muito diferente. Ainda mais com o apoio da família, dos amigos e dos professores. Além da alegria, é claro, de estar se formando em uma universidade pública, de qualidade e gratuita. Não tem como explicar essa emoção”, conta Angelo Gabriel dos Santos, agora licenciado em História.

Primeira aluna aprovada no Vestibular Indígena a se formar no Câmpus de Irati, Danieli Finhgre Felix, da etnia Kaingang, falou sobre a relevância de ter concluído o curso de Psicologia e das políticas de acesso e permanência nas universidades. “A importância desse momento não é só para mim, mas também para o meu povo. É muito difícil para os indígenas, entrando no vestibular, terminar os cursos por conta de ‘N’ situações. Então é muito especial quando um indígena chega à colação de grau. Essa política pública [do Vestibular Indígena] é muito importante, mas que ela também seja ampliada e que a permanência seja ampliada”, reforça a formanda da Comunidade Indígena Rio das Cobras.

No total, estudantes de 13 cursos de graduação do Câmpus de Irati participaram das duas cerimônias: Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Pedagogia e Psicologia. Além deles, também foram diplomados os formandos dos cursos de Ciências Contábeis e de Pedagogia do Câmpus Avançado de Prudentópolis.

Para o diretor do Câmpus de Irati, professor Ronaldo Ferreira Maganhotto, a formatura é um momento de consagração na trajetória dos novos licenciados e bacharéis. “Uma graduação exige sempre muita determinação e perseverança. E nesse momento, eles estão colhendo os frutos de seus esforços. Que nessa nova fase da vida, os conhecimentos e as vivências que eles adquiriram aqui na Unicentro sejam ferramentas poderosas para os desafios de suas carreiras”, deseja o docente.

Confira todas as fotos dos eventos no Banco de Imagens da Unicentro.

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário