Professora da Unicentro é nomeada coordenadora adjunta da Capes na área de Geografia
A professora Márcia da Silva, do Departamento de Geografia do Câmpus Cedeteg, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), foi nomeada para o cargo de coordenadora adjunta da Área de Avaliação de Geografia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a designação, ela se torna a primeira docente da Unicentro a ocupar uma posição tão relevante na avaliação dos cursos de pós-graduação e pesquisa na área de Geografia no país.
O processo de escolha dos coordenadores é realizado por meio de eleição, a cada quatro anos. No entanto, a nomeação de Márcia veio através de um convite da coordenação geral da área, após a saída do professor Carlos Sait (UFPA), que assumiu uma pró-reitoria na sua instituição de origem.
O convite foi feito devido ao seu trabalho constante nos últimos três anos em colaboração com a Capes em diversos editais nacionais, além da sua vasta experiência em docência e pesquisa, principalmente na formação de profissionais de pós-graduação e no avanço da pesquisa na Geografia. “Eu fiquei bastante feliz com a possibilidade de colaborar com a Capes, em suas diversas políticas de fomento à pós-graduação, e com a Geografia brasileira, ainda mais sendo docente de uma universidade dos interiores do país, o que torna meu papel ainda mais significativo no sentido de representá-la”, afirmou a docente.
Responsabilidades e desafios
Principal agência de avaliação e fomento acadêmico da pós-graduação do Brasil, a Capes possui 51 áreas do conhecimento. Dentre elas, a área de Geografia abrange 76 programas de mestrado e doutorado. Como coordenadora adjunta, Márcia da Silva será responsável por coordenar comissões e grupos de consultores que avaliam a qualidade dos cursos de pós-graduação no Brasil.
Além disso, ela contribuirá para a definição das políticas nacionais de pós-graduação e pesquisa, com foco em programas de fomento, como o Programa de Apoio a Eventos no País (Paep) e o Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI). “Sou imensamente agradecida pela oportunidade em aprender. Não é uma função totalmente desconhecida porque já participo da avaliação de editais também junto ao CNPq, ainda fui cinco anos coordenadora do PPGG (Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro), então a rotina da pós-graduação é uma constante ao longo de minha carreira profissional e acadêmica. Fui muito bem acolhida pelos colegas docentes e pesquisadores do Brasil e espero corresponder com um bom trabalho, de responsabilidade e compromisso”.
Para Márcia, a nomeação representa não apenas uma conquista pessoal, mas também institucional. Ela se orgulha de ser a primeira professora da Unicentro a ocupar tal cargo, mas afirma que espera que outros docentes da universidade possam seguir esse caminho. “Sou a primeira, mas sem dúvida não serei a última. Espero que outros colegas possam passar por essa experiência e colocar em destaque a Unicentro no cenário nacional da pós-graduação do outro lado do processo, como parte do quadro de avaliadores”.
Ela ressalta ainda que sua experiência na Unicentro, onde atua há mais de 20 anos, foi essencial para sua qualificação profissional. A dedicação à docência e à pesquisa, além de sua experiência como uma das fundadoras do PPGG da Unicentro, foram fatores determinantes para sua nomeação à Capes. Ela também recebeu, nos últimos anos, a Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq, reforçando sua contribuição acadêmica. “São 22 anos de trabalho na Unicentro como docente efetiva. Tudo que sou profissionalmente devo à Unicentro e a instituição que me formou da graduação ao doutorado, a Unesp de Presidente Prudente. Sou imensamente grata a essas duas universidades por terem me formado como profissional”, conta.
Por Poliana Kovalyk