Unicentro conquista aprovação do Programa de Residência em Saúde Única pelo Ministério da Educação

Unicentro conquista aprovação do Programa de Residência em Saúde Única pelo Ministério da Educação

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu mais um passo importante na área de formação e extensão ao conquistar a aprovação do Programa de Residência em Saúde Única pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto tem como foco ações inovadoras e interdisciplinares relacionadas à saúde humana, animal e ambiental, alinhadas ao conceito de Saúde Única, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o professor Adriano Carrasco, do Departamento de Medicina Veterinária e coordenador do programa, a proposta é pioneira e contínua, que oferecerá inicialmente quatro bolsas com previsão de aumento para oito residentes a partir do segundo ano. “Saúde única é a correlação entre a saúde humana, animal e ambiental. Esse conceito é relativamente recente e vem sendo trabalhado pela Organização Mundial da Saúde, porque a ocorrência de doenças está, invariavelmente, associada aos três fatores e o objetivo do nosso programa vai focar principalmente em ações nessa intersecção”, explica.

O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Saúde Única e Medicina Veterinária (PRAPS-SUMV) está vinculado à 5ª Regional de Saúde e atenderá, além de Guarapuava, municípios vizinhos que enfrentam desafios em saúde pública. “Um exemplo bem prático, em um município próximo daqui está ocorrendo um surto de esporotricose, que é uma doença transmitida dos animais para o homem e a gente está dando suporte a esse município há pelo menos dois anos. Continuaremos auxiliando em casos como esse, além de atuar em medidas de controle populacional de cães e gatos, e controle e manejo de fauna vitimada, animais selvagens, porque sabe-se que tem a possibilidade de transmitir alguns patógenos para os seres humanos”, detalha Adriano.

O programa também se alinha às estratégias de pesquisa e extensão da Unicentro, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e vem somar ao trabalho já realizado. “Essa residência em Saúde Única tem tudo a ver com os propósitos da Unicentro. O nosso objetivo é trazer à luz esse novo tema que é a Saúde Única, dar suporte às prefeituras da região e, obviamente, isso vai auxiliar tanto para os nossos alunos de graduação, como abrir um campo de trabalho para os futuros alunos”, destaca o professor.

Inscrições abertas

O Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Saúde Única e Medicina Veterinária (PRAPS-SUMV) é voltado a graduados em Medicina Veterinária e oferece treinamento prático e teórico na modalidade de pós-graduação lato sensu. Os residentes receberão bolsa mensal no valor de R$ 4.106,09, conforme a tabela do Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas entre os dias 21 de janeiro e 4 de fevereiro de 2025, exclusivamente pela plataforma evento.unicentro. A taxa de inscrição é de R$ 50.

Os residentes serão selecionados por meio de uma prova escrita, entrevista e análise de currículo. “Nesse currículo vai ser avaliada a produção técnica-científica, monitorias, iniciações científicas de uma forma geral e estágios realizados. A carga horária é um pouco pesada, porque 80% da carga horária é prática e 20% é teórica, ou seja, os alunos da residência vão ter que fazer disciplinas no decorrer do curso”, conta o professor Adriano.

Por fim, o coordenador do curso ressaltou que a aprovação e a implementação do Programa de Residência em Saúde Única só foram possíveis graças ao empenho conjunto da Reitoria, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e do Núcleo de Pós-Graduação (Nupg). “Foi esse esforço integrado que permitiu a elaboração do edital para a seleção dos residentes já neste ano, viabilizando o início imediato do programa”, destacou Adriano.

Mais informações sobre o conteúdo e as etapas do processo estão disponíveis no edital.

Deixe um comentário