Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais está com inscrições abertas

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais está com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com seleção aberta para as turmas do 1º semestre deste ano. São ofertadas 21 vagas de mestrado e 19 de doutorado. Tendo como área de concentração o Manejo Sustentável de Recursos Florestais, o programa se divide em duas linhas de pesquisa: Manejo de Florestas Naturais e Manejo de Florestas Plantadas. 

Os interessados têm até o dia 3 de fevereiro para se inscrever por meio do Sistema de Gestão de Eventos da Unicentro.  É cobrada uma taxa de R$ 50 para os candidatos ao mestrado e de R$ 100 para os que pleiteiam uma vaga no doutorado.

Podem participar do processo seletivo graduados em Ciências Florestais ou áreas afins, como Agronomia, Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Industrial Madeireira, Geografia e Matemática. Quem está terminando a graduação também pode se inscrever, desde que comprove a conclusão do curso antes do dia 6 de março, data prevista para as matrículas deste semestre.

No momento da inscrição, é necessário identificar a área de atuação da pesquisa que pretende ser desenvolvida, assim como indicar um orientador para o projeto. 

Os candidatos vão passar por três etapas classificatórias: análise do projeto de pesquisa, avaliação do currículo lattes e entrevista pessoal. Todo o processo é on-line.

O resultado final deve ser divulgado até o dia 14 de fevereiro, na página do PPGF. No site do programa estão disponíveis os editais com todas as informações sobre os processos seletivos para o Mestrado e para o Doutorado em Ciências Florestais.

O início das aulas está previsto para o dia 10 de março no Câmpus de Irati da Unicentro. 

Napi Wood Tech

Também estão abertas as inscrições para um edital específico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais voltado para projetos a serem desenvolvidas no âmbito do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Wood Tech. Financiado pela Fundação Araucária, o NAPI na área de Madeira Engenheirada tem como propósito desenvolver novos produtos para a construção civil. 

Nesse caso, são ofertadas uma vaga para mestrado e uma para doutorado, sendo que os trabalhos serão orientados pelo professor Everton Hillig, da área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

Os candidatos precisam ser graduados em Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Industrial Madeireira, Arquitetura ou áreas afins. As inscrições para a seleção do Napi Wood Tech devem ser realizadas via e-mail até o dia 3 de fevereiro. Todos os detalhes sobre como concorrer às vagas e as condições para a concessão de bolsas podem ser conferidos no edital disponível na página do programa.

Deixe um comentário