Projeto da Unicentro com foco no empoderamento feminino ganha destaque na Revista Exame
O projeto Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (Ceef), desenvolvido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), foi destaque na coluna da empresária Cris Arcangeli, integrante do reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil, publicada no site da Revista Exame. Desenvolvida pela Unicentro desde 2022, a Cátedra oferece atendimento holístico e multiprofissional às mulheres. O suporte é realizado por meio de cursos e mentorias voltados à formação ou ao aperfeiçoamento profissional, com o objetivo de proporcionar mais autonomia às mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente para ajudá-las a romper o ciclo de violência doméstica.
Em 2024, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná (Semipi) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o projeto foi ampliado para atender 23 municípios paranaenses, com a estimativa de impactar a vida de aproximadamente 10 mil mulheres até 2025.
As mentorias gratuitas abordam temas como empreendedorismo, marketing digital, saúde e segurança. A iniciativa busca gerar transformações nas famílias e comunidades, consolidando um ciclo de autonomia. “A Ceef Unicentro possui como objetivo auxiliar mulheres na construção de um projeto de vida, propiciando o desenvolvimento de ações voltadas à formação de mulheres empreendedoras e líderes. Por meio do acesso à educação e à informação, essas mulheres podem criar e incorporar práticas inovadoras e colaborativas em seus negócios, visando a emancipação socioeconômica e a geração de trabalho e renda”, explica a coordenadora do projeto, professora Loide Andréa Salache.
Para Loide, a iniciativa se mostra essencial no estímulo e na ampliação dos horizontes das participantes da Cátedra. “O projeto é uma parceria fundamental para oferecer às mulheres a oportunidade de buscar autonomia e independência financeira por meio do empreendedorismo, promovendo autoestima e protagonismo econômico. Assim, elas podem viver seus sonhos e ser reconhecidas por suas conquistas”.
“Essa ação é um exemplo claro de como a educação e o apoio ao empreendedorismo podem transformar vidas e fortalecer comunidades, reafirmando a importância de políticas públicas que incentivem a autonomia e o desenvolvimento das mulheres. Empreender liberta!”, destacou a empresária Cristiana Arcangeli.
Acesse a coluna no site da Revista Exame.
Por Giovani Ciquelero