Departamento de Medicina da Unicentro promove cursos de capacitação docente
Com o compromisso de oferecer um ensino de excelência e preparar seus docentes para os desafios da formação médica, o Departamento de Medicina da Unicentro promoveu, no último fim de semana, três cursos voltados para o ensino baseado em simulação. A iniciativa faz parte de um programa de capacitação docente departamental e reuniu professores do curso de Medicina, do Departamento de Enfermagem e técnicos administrativos.
De 13 a 15 de dezembro, os cursos foram divididos em três etapas, cada uma abordando aspectos fundamentais do ensino por simulação. “No primeiro curso, os professores aprenderam técnicas de simulação, a estrutura de um laboratório de simulação e como organizar o ambiente e o método de ensino baseado nessa abordagem. No segundo curso, foram desenvolvidas técnicas de debriefing, ou seja, a complementação da simulação e o feedback que é dado para os alunos já no mesmo momento e onde são levantadas as questões relativas ao conteúdo da disciplina”, explicou o chefe do Departamento de Medicina, professor Abrão José Melhem Junior.
A última etapa foi dedicada à avaliação com simuladores, conhecida como OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado). O OSCE utiliza estações organizadas para testar as habilidades desenvolvidas pelos alunos. O ensino baseado em simulação é uma ferramenta pedagógica que utiliza manequins de alta tecnologia ou até mesmo atores vivos para criar situações que simulam o dia a dia de profissionais de saúde. Segundo o professor Abrão, esse tipo de abordagem complementa de maneira significativa o ensino em sala de aula. “O ensino de simulação complementa de uma maneira muito importante o que é dado em sala de aula, para que o aluno além de ter o conhecimento, também desenvolva competências e habilidades” afirmou.
A iniciativa teve como foco a contínua atualização e preparação dos docentes para acompanhar as melhores práticas de ensino. “O curso foi bastante dinâmico, essa atualização é fundamental porque nós temos um equipamento de primeira linha aqui para realizar a simulação e é importante que os professores estejam bem capacitados para poder usar esse material e fazer o melhor pelo nosso aluno”, concluiu Abrão.
Por Giovani Ciquelero
O projeto conta com recursos concedidos pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná, no âmbito da Encomenda Governamental 06 – Pesquisa e Inovação Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação.