Unicentro assina termo de parceria com a Universidad de Costa Rica
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu, nesta semana, representantes da Universidad de Costa Rica (UCR) – o vice-reitor de Administração, professor Roberto Guillén Pacheco, e o assessor Julio Brenes Arroyo. A visita concretiza uma parceria institucional que deve possibilitar intercâmbios acadêmicos e a troca de experiências e conhecimentos em diversas áreas. “O interesse, em especial, é voltado para as áreas de Inovação, Agronomia, Desenvolvimento Territorial Sustentável e Biodiversidade”, conta a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, Cibele Krause Lemke.
As tratativas para possíveis parcerias tiveram início em abril deste ano, quando o reitor Fábio Hernandes e o professor Márcio Fernandes visitaram a Universidade da Costa Rica. “Quando conhecemos a universidade, ficamos encantados com a instituição em função das muitas áreas de pesquisa, que são muito próximas às nossas, além dos muitos laboratórios certificados e das ações junto à comunidade que eles desenvolvem”, compartilha o reitor.
O vice-reitor de Administração da Universidad de Costa Rica, Roberto Pacheco, também destaca que “Existe uma ampla gama de áreas de conhecimento, tanto da Unicentro quanto da Universidade de Costa Rica e esse é um convênio que nos permite estabelecer ações em diferentes temas. É importante que todos os membros da comunidade universitária expressem suas áreas de interesse e a partir disso já poderemos pensar em intercâmbios e pesquisas conjuntas em áreas que as duas universidades compartilha”, disse.
Visita aos câmpus destaca interesses conjuntos em pesquisa – A agenda da comitiva costa-riquenha iniciou na segunda-feira (9), no Câmpus de Irati da Unicentro. Lá, as duas universidades puderam apresentar potencialidades e pontuar os principais interesses de cooperação. “Em, um primeiro momento, tivemos uma aproximação com as áreas do desenvolvimento territorial sustentável e também foi destacado o interesse pelos programas de pós-graduação na área dos estudos da América Central e também na área de Engenharia Florestal, que é uma importante linha de cooperação que pode ser aberta”, pontua a professora Cibele.
“A partir desse convênio, vamos especificar ações de pesquisa, de internacionalização, do intercâmbio de alunos, em um primeiro momento buscando a pós-graduação, mas futuramente abrindo para outras oportunidades”, disse o diretor do Câmpus de Irati, Ronaldo Ferreira Maganhotto. “Acredito que para o nosso Câmpus, assim como para os demais, a grande questão dessa aproximação é fortalecermos a nossa instituição no que tange à questão da internacionalização, com parcerias de pesquisas em um primeiro momento, mas que pode se expandir para o ensino e para a extensão também”, projeta.
Já na terça-feira (10), a agenda da comitiva iniciou no Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, com uma reunião com a reitoria para a apresentação das duas universidades. A visita seguiu para o Câmpus Cedeteg, que abriga cursos que também estão nas áreas de interesse do termo de cooperação “Para o Câmpus Cedeteg, essa parceria é de grande importância principalmente no foco das pesquisas que são realizadas em nossas pós-graduações”, disse o diretor do Cedeteg, Ricardo Miyahara. “Nós temos pesquisas que são de grande importância no contexto científico mundial e que ambas as universidades estão trabalhando. Então, essa parceria vem para fortalecer o desenvolvimento dessas atividades, principalmente na área de Agrárias e na área de Saúde”, avalia.
Parceria reforça o processo de internacionalização das universidades – A UCR é o maior centro de Ensino Superior da Costa Rica e atua em três pilares – Ação Social; Ensino; e Pesquisa. Ao todo, a universidade conta com 13 faculdades, 12 programas de doutorado, sete sedes e cinco câmpus, atendendo a mais de 40 mil alunos em todo o país.
Com a parceria firmada com a Unicentro, as potencialidades de ambas as universidades devem contribuir com o processo de internacionalização institucional. “Com mais esse projeto, a Unicentro segue trabalhando a internacionalização. Tenho certeza de que vamos avançar na meta de fazer da Unicentro uma universidade mais internacionalizada. Essa parceria é fruto disso”, reforça o reitor Fábio Hernandes. “A partir dessa cooperação queremos avançar para ações efetivas. O mais importante é a vinculação entre os grupos de pesquisadores, para que encontrem área comuns e possam começar trabalhos conjuntos”, completa o vice-reitor de Administração da UCR, Roberto Guillén Pacheco.
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.