Projeto Órtese e Prótese promove 1ª Jornada Regional em Reabilitação Física

Projeto Órtese e Prótese promove 1ª Jornada Regional em Reabilitação Física

Com o objetivo de capacitar profissionais da área da saúde e fortalecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), o Projeto Órtese e Prótese da Unicentro realiza, no próximo sábado (14), a 1ª Jornada Regional em Reabilitação Física. O evento terá como foco o manejo de debilidades físicas e a prescrição de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), com palestras ao longo de toda a manhã, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva, localizado no Câmpus Cedeteg.

A jornada tem como público-alvo profissionais de saúde das 5ª e 6ª regionais de saúde do Paraná, graduandos em cursos da área da saúde, como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, e participantes de programas de pós-graduação em saúde.

De acordo com o docente do Departamento de Enfermagem e coordenador do evento, Cristiano Walter de Farias, a iniciativa busca promover a troca de conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias e práticas em reabilitação física, além de divulgar as ações desenvolvidas pelo Projeto Órtese e Prótese. “Espera-se que este evento desempenhe um papel relevante na disseminação de informações sobre o fluxo de encaminhamento de pacientes ao Projeto Órtese e Prótese, serviço vinculado ao SUS, referência em reabilitação para 5ª e 6ª regionais de saúde do estado do Paraná. Esse aspecto é fundamental para garantir maior efetividade no atendimento aos usuários e alinhamento das ações de saúde”, explica o professor Cristiano.

Outro ponto central da jornada é a integração entre os serviços de saúde da região por meio da RCPD. “A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) é uma estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu objetivo principal é promover a reabilitação, inclusão social e autonomia dessas pessoas, integrando serviços em diferentes áreas, como saúde, educação e assistência social. O POP, como componente dessa rede, propõe o fortalecimento de laços entre os demais serviços de saúde da região, através não só da divulgação do serviço, mas também do compartilhamento de conhecimentos e experiências em reabilitação”, enfatiza Cristiano.

Programação e inscrições

O evento será composto por palestras expositivas que abordarão temas ligados à reabilitação física, com o objetivo de instrumentalizar os profissionais da rede para identificar quando e como encaminhar pacientes aos serviços especializados. Além disso, será apresentada a atuação do Projeto Órtese e Prótese, que é referência em reabilitação para a região.

As inscrições para a 1ª Jornada Regional em Reabilitação Física estão abertas e podem ser realizadas no site do evento.

Por Giovani Ciquelero

Deixe um comentário