Unicentro expande atuação da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino para o município de Pinhão
Uma tarde para ficar marcada na história do município de Pinhão. Nesta sexta-feira (6), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), lançou a Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino da Unicentro (Ceef), na cidade que fica a 52 km de Guarapuava.
O projeto da Cátedra Unicentro, ativo desde 2022, já beneficiou milhares de mulheres ao longo dos anos. Com a parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), ampliou suas ações para 23 municípios do estado do Paraná. A iniciativa, que chega agora ao Pinhão, estima atender duas mil mulheres ao longo do projeto.
No município, o projeto abordará temas como mentoria e plano de negócios, marketing digital, criação de redes de negócios, além de segurança e saúde física e mental, ajudando as participantes a conquistar independência financeira e qualidade de vida. Tudo pensado para que elas possam se inserir no mercado de trabalho. A coordenadora geral da Cátedra, Loide Andréa Salache, destaca o impacto transformador do projeto. “Esse projeto é, para nós, extremamente fundamental, porque ele tem uma perspectiva de mudar a qualidade de vida das mulheres e não apenas delas, mas também dos seus familiares e todas as pessoas em torno dessas meninas que estarão conosco no próximo ano”.
Tudo isso é possível, segundo o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, graças à união de esforços entre universidade, poder municipal e Estado. ”Essa parceria junto com a Semipi e o município de Pinhão, tem tudo para dar certo. Estamos demonstrando hoje, com esse evento, que coisas maravilhosas acontecem quando pessoas se engajam. Hoje damos o pontapé aqui e vamos continuar esse lindo projeto nos outros 22 municípios no ano 2025”, comenta.
“O impacto da parceria entre prefeitura, universidade e Estado é fundamental para a nossa cidade de Pinhão, especialmente em ações voltadas à segurança das mulheres. Investir no setor feminino é crucial para combater atos de violência e garantir proteção. Essa colaboração entre diferentes níveis – municipal, acadêmico e estadual – fortalece iniciativas que promovem justiça e bem-estar para a população local e de todo o Paraná”, reitera Valdecir Biasebetti, prefeito de Pinhão.
Ampliação do atendimento da Ceef Unicentro – O objetivo da Cátedra é oferecer atendimento multiprofissional às mulheres que participam dos cursos gratuitos de formação pessoal, planejados para auxiliá-las na construção de um projeto de vida por meio do empoderamento e do empreendedorismo feminino. Com a parceria com a Semipi, o projeto conseguirá atender cerca de 10 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social em todo o território paranaense.
“Tudo que precisamos é criar oportunidade para as mulheres mostrarem seu potencial e todo o seu protagonismo. Sabemos o quanto a participação das mulheres na vida social comunitária, profissional e pública, faz a diferença nas cidades, e o objetivo principal da cátedra é justamente promover o empoderamento e o empreendedorismo de tantas mulheres que só precisam ter um olhar especial para que possam prosperar na vida”, pontua a Secretária de Estado da Mulher, Igualdade e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
Histórias de sucesso – Um exemplo do sucesso do projeto são as amigas Michele Caldas e Jociane Cruz Caldas. Ambas professoras, encontraram em cursos oferecidos pela Cátedra a oportunidade e motivação para abrirem o próprio negócio, a Love Doces. “Decidimos participar depois de ver outras pessoas fazendo e achamos o curso muito interessante. Gostamos tanto que isso nos motivou a abrir nosso próprio negócio, a Love Doces. Hoje, com nossa microempresa, vendemos bolos e doces”, conta Michele.
Agora, ambas pretendem continuar participando das atividades da Cátedra e estão ansiosas para 2025. “Já participamos de alguns cursos e estamos muito ansiosas pelos do próximo ano, porque eles nos inspiram de verdade, principalmente por valorizarem o papel da mulher e mostrarem como podemos ocupar um lugar de destaque”, acrescenta.
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.