Quatro Professores da Unicentro recebem títulos de cidadania honorária e benemérita

Quatro Professores da Unicentro recebem títulos de cidadania honorária e benemérita

Quatro professores da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) receberam títulos de cidadania honorária e benemérita da Câmara de Vereadores na última quinta-feira (5). Ao todo, vinte honrarias foram entregues para pessoas que contribuíram com o crescimento econômico, social e cultural do município de Guarapuava.

Uma das homenageadas foi a professora Níncia Cecília Borges Teixeira, do Departamento de Letras (Delet), que recebeu o Título de Cidadã Benemérita em reconhecimento por todo o serviço prestado à cidade e ao seu legado na educação e cultura do município. A honraria foi proposta pela vereadora Cris Wainer. “Os títulos de cidadãos honorários ou beneméritos são honrarias concedidas pelos entes da Federação aos cidadãos que prestaram serviços relevantes, que se destacaram, comprovadamente, em suas áreas de atuação. No caso da Professora Níncia, é pública e notória sua contribuição à educação e cultura em nosso município: formou e forma centenas de educadores e atua na promoção e defesa da cultura”, destaca a vereadora. “Entre os tantos serviços prestados pela Professora, destacamos o Projeto ‘Leia Mulheres’ que possibilita o acesso às mulheres da nossa literatura, incentivando a leitura de suas obras”, complementa.

Para Nincia, receber essa homenagem é um sinal de reconhecimento a todo o trabalho prestado. “É toda uma vida dedicada à educação, na preocupação em tornar os alunos com maior senso de realidade, com maior senso crítico, insistindo que a única maneira de se empoderar o conhecimento, principalmente para jovens meninas. Então eu acho que é um reconhecimento mesmo e eu fiquei muito feliz”, compartilha Nincia.

Outro homenageado foi o professor Abrão Melhem, do Departamento de Medicina (Demed). Ele recebeu o Título de Cidadão Benemérito por todo o seu trabalho desenvolvido em prol do aprimoramento da saúde do município por meio da qualificação do curso de Medicina. “Me senti bastante considerado pela comunidade, que os vereadores fizeram essa homenagem, basicamente reconhecendo o trabalho que a gente faz, não por meu mérito, mas pelo curso que eu estou inserido, pelo atendimento que a gente está inserido, por estar na Unicentro. Eu compartilho essa homenagem com os meus colegas professores, com os meus alunos, com a Unicentro e também com meus pacientes e com todos os funcionários e a administração da Unicentro, que proporcionaram que a gente pudesse ser reconhecido pela comunidade”, comenta. Além do desempenho profissional, as ações do professor são políticas, já que cumprem um importante papel social no município. Ele participou da formação da primeira residência médica da região e contribuiu para a implantação do curso de Medicina da Unicentro. “Além dos seus trabalhos como profissional, ele vem desempenhando um papel importante político no nosso município pela luta da transformação do hospital regional no tão esperado hospital universitário, que vai fazer com que o nosso curso de medicina se capacite”, destaca o vereador que concedeu a honraria, Rodrigo Crema. 

O professor Silverio Antonio Simon, do Departamento de Física (Defis), também recebeu o Título de Cidadão Benemérito, concedido pelo vereador Nego Silvio. O docente é responsável por fundar e expandir o Colégio Lobo, que hoje conta com quatro unidades e 1.800 alunos, incluindo bolsistas. A iniciativa do professor contribui diretamente com a formação dos jovens de Guarapuava. “Receber essa homenagem representa a renovação de um compromisso com a nossa querida Guarapuava, pela continuidade das nossas ações, em prol do nosso povo”, diz.

Já o professor Luiz Gilberto Bertoti, do Departamento de Geografia (Degeo), recebeu o título de Cidadão Honorário, proposto pelo vereador professor Saulo por conta de sua trajetória profissional que inclui a participação na criação do curso bacharelado em Geografia da Unicentro. “Gratidão e reconhecimento. Receber o título honorário de Guarapuava eu considero um dos momento mais importantes, marcantes e inesquecíveis da minha trajetória”, comenta o professor. A carreira como docente contribuiu para a formação de muitas pessoas na cidade, inclusive das que exercem hoje papéis de liderança. “O professor Bertotti foi meu professor na graduação, foi meu orientador no mestrado, sempre tivemos uma afinidade bem grande e eu, enquanto professor, reconheço o profissionalismo do professor Bertotti em todo esse tempo, em toda essa caminhada. Então, a minha intenção era honrar ele pela trajetória dele, porque eu vejo que na cidade existem pessoas que ficam, às vezes, anônimas, mas ajudaram a formar muita gente que hoje é liderança na cidade”, explica o vereador, professor Saulo.

 

 

 

Por Ana Flávia Godoy e Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário