InovaLab promove final do Circuito de Inovação com alunos da rede pública de ensino de Guarapuava

InovaLab promove final do Circuito de Inovação com alunos da rede pública de ensino de Guarapuava

Um filtro de água para escolas, maquiagem sustentável, um sistema de prevenção a incêndios e um aplicativo de coleta de lixo foram as ideias elaboradas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 1º do ensino médio durante o 2º Circuito de Inovação. A iniciativa é do Laboratório de Inovação (InovaLab) da Universidade Estadual do
Centro-Oeste (Unicentro) e a grande final do projeto aconteceu na última quarta-feira (3), com a premiação das ideias mais inovadoras.

Os quinze participantes do Circuito estudam no Colégio Estadual Liane Marta Da Costa e têm preparado seus projetos há um mês e meio. Semanalmente, os alunos vinham até a Unicentro para participar de encontros em que eles aprenderam sobre empreendedorismo e inovação, por meio das aulas e consultorias com especialistas.

Em seguida, em grupos, os estudantes elaboraram e amadureceram as ideias, encerrando o ciclo dos encontros com a preparação das apresentações no formato pitch. No dia da final, os projetos foram apresentados para uma banca de jurados composta pelo vice-reitor da Unicentro, Ademir Juracy Fanfa Ribas, além dos empresários e proprietários da empresa 4You Comunicação,  Matheus Buongermino e Ademir Fanfa Ribas Junior.

As campeãs desta edição do Circuito foram Joyce Lara Ferreira, Nathaly Taysa Moreira e Nayara Feliciano Santos, estudantes do 9º ano. Elas apresentaram um projeto para produção de maquiagens feitas sem componentes poluentes e veganas, produzidas a partir de produtos orgânicos com pigmentos naturais, como a beterraba.

Para Nayara, de 14 anos, uma das campeãs, o Circuito foi a experiência inicial de uma carreira que ela deseja investir. “Eu quero trabalhar no ramo de cosméticos femininos. Então para mim foi o início para que no futuro eu tenha um pouco de experiência”, compartilhou a vencedora.

Segundo Fanfa Ribas, é função de projetos de extensão como o InovaLab ir de encontro à comunidade. Por meio do Circuito, esse objetivo foi atingido. “O futuro do nosso planeta está na juventude. E hoje nós tivemos apresentações tão bonitas, tão maravilhosas, com criatividade e novas ideias. Esses estudantes hoje revigoraram o nosso pensamento enquanto inovação. A Unicentro precisa sair das nossas quatro paredes e isso está acontecendo aqui”, comemora o vice-reitor.

A presença da Universidade na comunidade impacta também o desenvolvimento dos estudantes e, por consequência, o futuro deles. Juliano Fanfa Ribas, um dos idealizadores do Circuito, notou isso encontro após encontro. “Foi muito graticante ver que a evolução deles foi muito rápida em um período muito pequeno. A gente espera que eles tenham conseguido não só concluir o projeto, como também aprendido o que a gente tentou passar para eles sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, empreendedorismo, inovação, que eu acho que são coisas que vão ajudar muito eles na vida profissional futura”, afirma.

O time de mentores também se orgulha do resultado. Eles e elas são profissionais e estudantes de Administração que auxiliaram os participantes durante o circuito. Meiri Ferras e Amanda Alves mentoraram a equipe vencedora e afirmam que as meninas seguiram conselhos dados durante os encontros. “Elas estavam muito dedicadas e todas as dicas que a gente deu, sobre como se portar durante a apresentação, como driblar um pouquinho o nervosismo, então elas conseguiram se sair super bem e o resultado foi merecido”, assegura Meiri.

Para saber mais sobre o InovaLab, acesse o Instagram do projeto: @inovalabunicentro.

Deixe um comentário