Residência Artística da Unicentro exibe documentários sobre criação artística
A Residência Artística da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) exibe hoje (6) os documentários “Em processo” e “Fluxos e Lacunas: Movimentos da Criação”. As produções serão apresentadas no cinema da Unicentro, no Câmpus Santa Cruz, a partir das 19h.
As obras têm como temática a criação artística, como explica a artista e professora do Departamento de Arte (Deart), Desirée Melo. “Os documentários têm como foco os processos criativos e as experiências vividas pelos artistas na Residência Artística. Eles exploram a jornada dos participantes desde o início do processo de criação até a finalização de suas obras, mostrando os desafios, dúvidas, conquistas e transformações que marcam esse percurso”.
Produzido com o apoio da Lei Paulo Gustavo, “Em processo” é um filme dirigido por Alysson Mazzochin, Desirée Melo, Luan Rodrigues e Micheli Lima que exibe a jornada de um grupo de artistas, explorando como a coletividade intensifica a criação artística. Já “Fluxos e Lacunas: Movimentos da Criação”, dirigido por Desirée Melo e Alysson Mazzochin, explora o pensamento filosófico de Charles Peirce. A obra une relatos de artistas e entrevistas com pesquisadores de Pierce. O filme retrata como a criação é um fluxo contínuo de tentativas e erros, além de não ser linear.
A produção dos documentários não focou apenas no fim, mas se preocupou, principalmente, com o caminho que os artistas da residência percorreram. “A produção desses documentários foi profundamente integrada ao próprio processo artístico da residência. Desde a concepção da ideia até a filmagem, foi fundamental a imersão nas dinâmicas da residência. A coleta de depoimentos dos artistas, a observação do ambiente criativo e a captura dos momentos de produção foram essenciais para construir um relato verdadeiro e autêntico do que é viver o processo de criação em um ambiente coletivo”, finaliza a professora.
Os filmes terão audiodescrição e tradução em Libras para garantir a acessibilidade para todos. A entrada é gratuita, sujeita à lotação.
Sobre a Residência Artística – Ambas as obras são frutos da Residência Artística da Unicentro, projeto que reúne artistas que buscam aprofundar a compreensão de seus próprios processos criativos. O programa também se dedica a democratizar o acesso à arte, realizando exposições, rodas de conversa e mentorias. Atualmente, a residência já colaborou com 98 processos de criação.
Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.