Visita ao Câmpus de Irati aproxima crianças da floresta de araucária

Visita ao Câmpus de Irati aproxima crianças da floresta de araucária

No mês de novembro, cerca de 60 crianças da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, de Rebouças, visitaram o Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Elas puderam conhecer o Museu de Geociências e também aprender um pouco sobre a fauna e a flora da floresta de araucária.

Crianças passaram por três atividades para conhecer sobre o ecossistema da floresta de araucária (Foto: Coorc)

A atividade é fruto de uma parceria entre o Museu de Geociências e o projeto de extensão “Floresta de araucária: integrando a escola e a universidade”, coordenado pela professora Kátia Cylene Lombardi e financiado pela Itaipu Binacional. “Um dos objetivos do projeto é estreitar os laços com a comunidade. É uma forma de trabalhar o que eles estão aprendendo em sala de aula, mentalizando a importância da floresta de araucária”, detalha a coordenadora. 

Durante a visita, crianças do 1º ao 3º ano da escola municipal participaram de atividades conduzidas pelos bolsistas Beatriz Marochi Olenik e Luis Felipe Molinari. Em uma delas, eles tiveram a oportunidade de fazer pinturas com tintas produzidas a partir do solo. “A tinta nós montamos no projeto. Para fazer tem que ser um solo argiloso, que vai ser triturado, peneirado e depois misturamos com água e cola. A ideia é explicar para as crianças como a cor do solo pode variar”, explica Beatriz.

Alunos puderam desenhar com tintas produzidas a partir do solo (Foto: Coorc)

Já no Museu, os pequenos puderam ver de perto os animais empalhados que compõem o acervo. Coordenadora do espaço, Ana Maria Charnei ressalta que a visita proporcionou uma experiência de imersão completa. “As crianças foram divididas em três grupos e foram passando por cada atividade. Todas elas foram pensadas nesse contexto da floresta de araucária. No museu, por exemplo, eles conheceram alguns animais que fazem parte desse ecossistema e teve também uma contação de história sobre a lenda da gralha-azul”, destaca Ana. 

Os animais foram a parte que a Dafne, de 7 anos, mais gostou. “Principalmente o cachorro-do-mato. Mas o lagarto é legal também”, ressalta. Por outro lado, o colega Matheus, também de 7 anos, ficou atento às informações sobre os diferentes tipos de solo. “Aprendi que tem vários tipos de terra e também como faz para plantar uma árvore”, conta o aluno. 

Para Letícia Ferraz Chul da Rocha, professora da escola, a experiência de visitar a Unicentro vai ficar marcada na memória das crianças. “Muitos deles nunca estiveram na universidade, num museu, então achei importante trazê-los para entenderem a importância desse espaço. E todo o trabalho que eles tiveram contato aqui foi incrível, as crianças sempre aprendem melhor na prática”, avalia a professora.

 

Por Paula Claro


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário