Unicentro e Repinho firmam parceria inédita para pesquisa e inovação em Guarapuava
Uma nova fase de colaboração entre universidade, setor privado e sociedade foi firmada na tarde desta quinta-feira (28) em Guarapuava, com o início da parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a empresa Repinho Reflorestadora Madeiras e Compensados Ltda. O acordo marca o início de uma série de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento regional, à inovação tecnológica e ao impacto social.
O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, celebrou a iniciativa como uma união entre academia e sociedade, destacando o papel essencial da universidade na resolução de demandas da comunidade. “Essa parceria demonstra que precisamos andar juntos com a sociedade. A universidade deve quebrar barreiras e atuar como protagonista no desenvolvimento social e econômico”, afirmou.
Há projetos já em andamento coordenados pela professora Renata Marino, do Departamento de Medicina da Unicentro. O objetivo é construir um espaço de pesquisa que será um núcleo estratégico para desenvolvimento de novas tecnologias e estudos inovadores, como destacou o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. “Teremos pesquisas que vão desde a saúde humana até a área vegetal, com potencial para solucionar problemas reais e gerar tratamentos eficazes, principalmente no combate ao câncer”, disse.
Além da atuação na área da saúde, a parceria promete beneficiar outros setores de pesquisa da Unicentro. “Este é um movimento importante dentro do tripé da inovação, que conecta o poder público, a iniciativa privada e as universidades para impulsionar o progresso”, completou o vice-reitor Ademir.
Impacto regional e tecnológico
A coordenadora de Pesquisa Clínica do Hospital São Vicente, Maroan Soraia Navas Ribeiro, destacou como a parceria pode atender às necessidades do hospital, que enfrenta desafios e é uma referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Maroan, a colaboração com a Unicentro será essencial para oferecer soluções inovadoras. “Queremos desenvolver tecnologias e inovações que melhorem a vida dos pacientes. Já iniciamos avanços, como próteses de palato duro, e agora teremos um suporte ainda maior com a universidade”, explicou.
O CEO da Repinho, Odacir Antonelli, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional e ressaltou a importância de unir esforços para alcançar grandes realizações. “Ninguém faz nada sozinho. Esta parceria não é apenas sobre investimentos financeiros, mas sobre unir inteligência, tecnologia e inovação para gerar impacto positivo na sociedade”, afirmou.
Futuro promissor
A professora Renata Marino destacou que o novo laboratório ampliará as capacidades tecnológicas e científicas da região. “Teremos um espaço com tecnologias de ponta para estudar saúde e doença em um nível próximo da aplicabilidade clínica, promovendo intervenções inovadoras que beneficiem diretamente os pacientes”, disse.
A parceria Unicentro-Repinho também visa atrair novos pesquisadores, projetos e empresas para a região, fortalecendo o papel de Guarapuava como polo de inovação. “Estamos plantando uma semente que, com certeza, dará frutos. Este ciclo virtuoso trará novas oportunidades e contribuirá para o desenvolvimento econômico e social”, concluiu o reitor Fábio Hernandes.
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.