Semana de Pedagogia na Unicentro discute privatização da educação

Semana de Pedagogia na Unicentro discute privatização da educação

Entre os dias 27 e 29 de novembro, o curso de Pedagogia do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realiza sua XV Semana de Estudos (Seped). Com o tema “Os (des)caminhos da educação pública em tempos de privatização: da educação como direito à prestação de serviços”, o evento tem programação simultânea em Irati e no Câmpus Avançado de Prudentópolis.

Na quarta-feira (27), a abertura do evento reuniu estudantes dos dois câmpus e professores da universidade e da rede básica de ensino no Auditório Denise Stoklos. A programação iniciou com uma mesa-redonda sobre o tema desta edição, e teve como convidadas as professoras Michelle Fernandes Lima, da Universidade Estadual de Maringá, e Walkiria Olegário Mazeto, atual presidente da APP-Sindicato.

Abertura do evento lotou o Auditório Denise Stoklos, no Câmpus de Irati (Foto: Coorc)

De acordo com a professora Michelle, a mesa-redonda buscou esclarecer diferentes aspectos do que vem sendo discutido a nível estadual em relação à privatização das escolas básicas. Para a docente, esse projeto traz consequências diretas à prática pedagógica. 

“É uma pauta que está para consulta à comunidade escolar, para ser votada, que é a entrega da gestão de escolas para empresas. Na minha visão, não é possível separar a gestão administrativa e a gestão pedagógica. A escola não é empresa, o aluno não é cliente e a forma de organização da escola nada se assemelha à instituições privadas”, defende Michelle. 

A professora ainda enfatiza o papel dos pedagogos na conscientização da comunidade sobre o tema. “Esse evento é uma oportunidade de explicar de forma fundamentada e trazer elementos para que a comunidade entenda que não se trata de uma questão ideológica ou partidária. É um princípio de direito à educação que tem que ser defendido por todos”, salienta. 

Ainda na abertura, as professoras Sandra Regina Pietrobon (Unicentro) e Nájela Tavares Ujiie (Unespar) fizeram o lançamento do livro “Formação de professores e infância: esperançar e fortalecer a docência”. Composta por 11 capítulos, a obra congrega experiências dos Grupos de Estudos e Pesquisa em Educação das duas universidades.

Estudantes do 4º ano do curso recitaram poema como parte das homenagens à docente (Foto: Coorc)

A noite também foi marcada por homenagens à professora Michelle que, por 16 anos, foi docente no departamento de Pedagogia da Unicentro. “Estamos aproveitando justamente para homenagear toda a trajetória de estudos e de pesquisa dela, por toda a contribuição que ela tem para o curso de Pedagogia e para a formação de professores”, comenta a professora Priscila Pacheco, uma das organizadoras da Seped. 

Tanto em Irati quanto em Prudentópolis, o segundo dia de atividades concentrou as apresentações de trabalhos científicos sobre a educação e suas interfaces com a inclusão, diversidade, tecnologia, infância, entre outras. Ao todo, foram 54 trabalhos submetidos ao evento. “É o momento em que nossos acadêmicos do 4º ano apresentam seus trabalhos de conclusão de curso. Além disso, temos trabalhos de professores da rede estadual e da rede municipal de ensino, de programas de pós-graduação e também de outras instituições de ensino superior”, complementa Priscila.

A XV Semana de Estudos do Curso de Pedagogia termina hoje (29) com palestras nos dois câmpus e exposições de materiais didáticos elaborados ao longo do ano letivo.

 

Por Paula Claro


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário