14º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação reúne universidades estaduais na Unicentro

14º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação reúne universidades estaduais na Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) sedia a 14ª edição do Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti). O evento, realizado em parceria com outras universidades estaduais do Paraná – Universidade Estadual de Maringá; Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade do Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina – conta com a participação de estudantes, professores e pesquisadores de todo o estado, consolidando-se como um espaço de fomento à inovação e ao desenvolvimento de soluções aplicadas.

O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, destacou a relevância do encontro como uma demonstração do compromisso das universidades estaduais em romper as barreiras da academia e buscar soluções práticas para as demandas da sociedade. “Eventos como este mostram que as universidades são espaços vivos, conectados com as necessidades da população e das empresas, promovendo a transformação e a inovação”, afirmou.

Palestra de abertura “Fundamentos e aplicações de IA” proferida por Leandro Coelho (UFPR)

Nesta edição, o Eaiti reúne 290 trabalhos, desenvolvidos no ciclo 2023-2024, que abordaram temas variados e em diferentes áreas. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, Paulo Roberto da Silva, o evento é uma oportunidade de refletir sobre como as novas tecnologias podem potencializar a inovação e gerar impacto prático. “A iniciação tecnológica permite que os alunos desenvolvam uma visão diferenciada, conectando a produção científica à sua aplicação no dia a dia”, ressaltou.

Parcerias e impacto social

A diretora de Pesquisa e coordenadora do evento, Sandra Mara Guse Scos Venske, destacou o papel essencial das parcerias institucionais no sucesso do Eaiti. “O evento cresce a cada ano, e nesta edição tivemos apoio fundamental da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além de fundações e empresas que auxiliaram na realização do encontro e na concessão de bolsas”, pontuou.

Sandra também ressaltou que muitos dos projetos apresentados estabelecem conexões diretas com empresas e indústrias, promovendo impactos positivos para a comunidade externa. “Essas iniciativas contribuem para o desenvolvimento de competências práticas e para a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que geram soluções inovadoras para desafios reais”, afirmou.

Durante o encontro, os acadêmicos participam, ainda, de atividades como apresentações de projetos e a competição pitch, em que os estudantes tiveram cinco minutos para apresentar suas ideias de forma prática e objetiva. 

Por Caroline Albertini


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.


Deixe um comentário