Iniciativa da Unicentro e da Itapu promove o empoderamento feminino na agricultura familiar em Turvo-Pr

Iniciativa da Unicentro e da Itapu promove o empoderamento feminino na agricultura familiar em Turvo-Pr

Uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Itaipu está promovendo o desenvolvimento comunitário e o empoderamento feminino no município de Turvo. A iniciativa é voltada às mulheres agricultoras do município, que produzem mate, leite, hortaliças e participam de feiras ecológicas locais. Intitulado “Cultiva”, o projeto de extensão quer proporcionar às participantes as ferramentas e o conhecimento para administrar as propriedades de forma eficiente e sustentável.

O projeto é financiado pelo Itaipu Parquetec, será implementado durante 12 meses e deve trabalhar três eixos: o Empoderamento Econômico-social, visando promover o aumento da renda e da produtividade das; a Sustentabilidade Ambiental, para promover a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a proteção do meio ambiente, por ensinamento de sustentabilidade e proteção ambiental; e a Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que o projeto contribui para o avanço das metas de igualdade de gênero, erradicação da pobreza e promoção da agricultura sustentável, contribuindo para a construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável para todos.

“Vamos trabalhar com oficinas e workshops de como fazer bolachas caseiras, jardinagens e pintura em tecidos.”, explica o bolsista do projeto e acadêmico do segundo ano do curso de Jornalismo, Leandro Naves. “Além disso, vamos fazer oficinas de produção de sabonete e velas, coisas fáceis de fazer e que podem ter um bom valor de venda. Mas, muito além de ensinar somente como fazer, também vamos ensiná-las a como vender, como fazer precificação, para elas poderem ter uma renda extra”, acrescenta Henrique Bufoliski, também bolsista do projeto.

O projeto é coordenado pelo professor Cleverson Fernando Salache, do Departamento de Administração da Unicentro, em conjunto com o secretário de agricultura de Turvo, Flávio Luiz de Oliveira. “Nós observamos que todos os projetos que tratavam da agricultura familiar nunca tinham como foco as mulheres agricultoras, e com isso desenvolvemos esse projeto que visa nutrir o sentimento de empoderamento feminino, e muito mais que isso, queremos desenvolver o sentimento de empreendedorismo”, compartilha Flávio.

“O projeto poderá trazer um novo olhar para as mulheres, ampliando sua capacidade profissional e também gerando renda extra para a agricultura familiar. Também queremos mostrar a importância da mulher no campo, trabalhando desde o empreendedorismo, até mesmo o autocuidado”, finaliza Cleverson.

 

 

 

Com informações de Inovalab


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário