Centro de Línguas da Unicentro comemora dez anos de existência
Há uma década, o Centro de Línguas (CEL) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) proporciona o ensino de idiomas com excelência e preços acessíveis. Esse marco foi celebrado na noite de ontem (26) com muita música, apresentações culturais, depoimentos de estudantes, docentes e autoridades, além do tradicional bolo de aniversário.
Durante o evento, diversas pessoas que contribuíram para essa longa trajetória de sucesso puderam compartilhar histórias e experiências de aprendizado. “O Centro de Línguas tem se constituído como uma grande oportunidade, tanto para comunidade interna quanto externa à Unicentro. Os nossos cursos têm essa perspectiva de que é pela interculturalidade, pelo contato com a cultura do outro, que a gente se desenvolve tanto academicamente quanto profissionalmente e pessoalmente”, enfatiza a diretora do CEL, professora Leonilda Procailo.
Também presente, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a relevância de aprender um novo idioma para toda e qualquer formação. “Nós sabemos bem o quanto é importante falar uma segunda ou até uma terceira língua. Aprender outro idioma traz novas possibilidades, é mais uma chance para uma boa colocação no mercado de trabalho. E, enquanto você está estudando uma língua diferente, você está conhecendo aquela nação e aquele povo”, afirma.
Vinculado ao Departamento de Letras do Câmpus de Irati, o CEL iniciou em 2014 com a oferta dos cursos de inglês, alemão, espanhol e português para estrangeiros. Com o passar dos anos, o centro também passou a oferecer aulas de italiano, francês, polonês e libras. Desde 2022, ele ainda abriga o curso de Talian, tornando a universidade pioneira no ensino de uma língua de imigração.
Primeira diretora do CEL, a professora Edina Cabral Buhrer salientou a contribuição da comissão que trabalhou para regulamentar o Centro de Línguas. “Foi uma comissão que trabalhou arduamente para realizar um sonho antigo do Departamento de Letras. E não foi fácil, foram muitas reuniões, foi uma construção de muitas mãos. E cada mão deu um toque especial para que pudéssemos chegar a esses dez anos. Essa é uma noite de comemoração e especialmente de agradecimento”, declara.
Com a pandemia, os cursos passaram a ser ofertados de forma virtual, modalidade que se mantém até hoje, junto com opções presenciais, e que alcançou pessoas de diversas localidades. Somente nos dois últimos anos, mais de 700 certificados foram emitidos. “O Centro de Línguas não é mais só da Unicentro e de Irati. Ele é do mundo, nós temos alunos espalhados pelo mundo inteiro”, analisa a atual diretora.
Outra conquista relembrada foram as parcerias estratégicas. Uma delas foi firmada com a companhia de fósforos FoBras para oferecer aulas de espanhol aos funcionários. “Faz dois anos que estamos estudando. Temos uma equipe de 17 gestores e analistas fazendo o curso dentro da empresa. E como a FoBras faz parte de um grupo espanhol, a nossa necessidade do idioma é bem grande. O curso tem facilitado muito as nossas reuniões”, evidencia Rodrigo Maravieski, gerente de RH da companhia.
Entre todos os presentes, o desejo é de que o Centro de Línguas da Unicentro continue em expansão, contribuindo para a diversidade linguística e para a qualificação da comunidade. “Fica o nosso agradecimento a todos que fazem parte dessa história. Que venham mais 10, 20, 30, 100 anos para o nosso CEL”, finaliza o reitor.
Estude no CEL – As matrículas para as próximas turmas do Centro de Línguas devem abrir no início de 2025. Qualquer pessoa com 15 anos ou mais pode participar, sendo que cada aluno pode se inscrever em no máximo dois cursos. Mais informações em unicentro.br/cel
Por Paula Claro
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.