Câmpus Cedeteg recebe alunos de Ensino Médio em mais uma edição da Feira das Profissões e do Unicentro na Comunidade
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) abriu as portas para estudantes de Ensino Médio de Guarapuava e região em mais uma Feira das Profissões, realizada nesta terça-feira (26), no Câmpus Cedeteg. A edição deste ano também congregou as atividades do Unicentro na Comunidade e recebeu cerca de 300 estudantes de oito colégios de Guarapuava e região. “Esse ano, a Unicentro por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com as Direções dos Câmpus Cedeteg e Santa Cruz, promove esses dois eventos que são destinados para aqueles alunos que têm dúvida sobre qual profissão gostariam de seguir. É uma oportunidade para vir e conhecer os cursos de graduação da Unicentro. No caso do Unicentro na Comunidade, o estudante também conhece um pouco sobre os projetos e os serviços que a universidade oferece em prol da população”, pontua a pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucélia de Souza.
Ao longo do dia, os visitantes puderam conhecer um pouco mais do que é feito na universidade.. “Achei essa ideia muito legal porque muita gente vem com dúvidas ou deixa para decidir de última hora, então esses eventos ajudam bastante”, disse a estudante Iracema Machado, do segundo ano do Colégio Estadual Professor Mário Evaldo Morski, de Pinhão. “A gente chegou ali, por exemplo, no estande da Farmácia e conseguiu ver que a Farmácia é um campo muito amplo. Então, eu consigo trabalhar com perícia, eu consigo trabalhar dentro da indústria, em várias áreas. Até então eu não sabia de todas essas possibilidades”, compartilhou a estudante Mariana Bonfim.
No estande de Ciências Biológicas os materiais de estudo utilizados no curso chamaram a atenção dos visitantes. “Trouxemos aqui o material do Laboratório de Zoologia, principalmente, que são crânios de animais, algumas espécies de serpentes, morcegos e outros animais que são conservados em álcool”, conta o mestrando em Ciências Biológicas, João Gustavo Simão. “Aqui apresentamos um pouco do que eles podem experimentar dentro do curso, como amostras de espécies raras de plantas, fungos e animais, por exemplo”, completa.
Já no estande de Pedagogia, as acadêmicas Bruna Gonçalves e Maria Paixão contaram aos visitantes como o curso pode ser explorado. “Na Pedagogia, geralmente, o pessoal pensa que é só o trabalho com as crianças, mas é uma área bem extensa. Tem Pedagogia Social, Pedagogia Hospitalar, Pedagogia para trabalhar com a Educação Especial. Acredito que é importante trazer isso para ampliar a visão dos alunos”, disse Bruna. “Aqui podemos explicar direitinho como o curso funciona, quais são as opções que eles têm no mercado de trabalho. Acho que é muito importante para incentivá-los na escolha”, complementou Maria.
As atividades da Unicentro ultrapassam as salas de aula e chegam até a comunidade, principalmente, por meio dos projetos de extensão. Por isso, um dos projetos presentes no Unicentro na Comunidade foi o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Neddij). “Nós viemos para contar para esse estudante que, ainda na graduação, ele já pode atuar em ações para a população. No Neddij atuamos em casos, por exemplo, de abusos infantis, de pensões alimentícias, guardas compartilhadas, acordo entre genitores, entre vários outros”, explica a estudante do curso de Direito e bolsista do Neddij, Emilly Lopes, “É importante virmos aqui para mostrar que desde o início da formação, o acadêmico pode levar o que aprende para a comunidade”, ressalta.
Depois de passar por todos os estandes, a experiência dos visitantes foi positiva. “Acho que é uma ideia muito boa. É muito bom ter esse momento em chamam o pessoal para poder vir aqui observar e aprender sobre os cursos. Eu acho que é muito importante, inclusive, muito bom para quem participa”, avalia o estudante Robson de Souza Francisco, do Colégio Estadual Cívico-Militar Vereador Heitor da Rocha Kramer.
A diretora do Câmpus Santa Cruz ressalta que o evento reforça a integração entre a universidade e a comunidade. “A universidade está integrada na comunidade, abrindo as portas e recebendo os estudantes. Essa integração é fundamental e, acredito, uma iniciativa também imprescindível para mostrarmos para a comunidade que a universidade é gratuita, pública e de qualidade”, destaca. “O intuito é mostrar aquilo que é feito no dia a dia da universidade, ou seja, os projetos de ensino, projetos de pesquisa, e que os alunos possam conhecer um pouquinho da pluralidade que tem na Unicentro”, acrescenta o vice-diretor do Câmpus Santa Cruz, Gilmar Szczepanik.
Para o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, a Feira das Profissões e o Unicentro na Comunidade são uma vitrine para os cursos da universidade, que ressaltam a qualidade da formação oferecida. “Esse momento é para mostramos que a Unicentro é a universidade que transforma vida, que pensa tanto no ensino quanto na pesquisa e na extensão de qualidade. É uma alegria e uma satisfação muito grande receber a nossa comunidade aqui”, afirma. “Além disso, nossos estudantes apresentam as carreiras que escolheram e mostram a importância de ter uma formação de ensino superior. Essa interação é uma via dupla, um momento importante para toda a comunidade universitária”, finaliza.
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.
As fotos do evento estão disponíveis no Banco de Imagens