Missão à Colômbia abre portas para parcerias internacionais da Unicentro
A missão internacional promovida pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) à Colômbia, realizada entre os dias 14 e 21 de novembro, trouxe perspectivas promissoras. Representada pelo reitor, professor Fábio Hernandes, e pela coordenadora de Relações Internacionais, Cibele Krause Lemke, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participou de visitas a instituições renomadas em Bogotá, Cartagena, Barranquilla e Medellín, com o objetivo de estreitar laços e fomentar parcerias.
Parcerias estratégicas em energia, meio ambiente e saúde
Entre as instituições visitadas, destacam-se a Universidad Nacional de Colombia, a Universidad de Cartagena, a Universidad del Atlántico e a Universidad de Antioquia. Segundo o reitor Fábio, as interações com as instituições colombianas foram produtivas e reforçaram o interesse mútuo em áreas estratégicas. “As universidades estão muito abertas para projetos e cooperações. A Universidade Nacional da Colômbia apresentou que a Unicentro tem 11 publicações com as universidades colombianas nos últimos anos e se colocaram muito abertos, principalmente, nas temáticas de energia renovável, de docência para povos originários, no meio ambiente e na área da saúde”, afirmou o reitor.
A receptividade e o interesse pelas áreas de pesquisa da Unicentro abriram oportunidades concretas de cooperação, como intercâmbios de docentes e estudantes. “Com base nas informações que prestamos, já estão nos contatando para possíveis parcerias, inclusive, a partir de intercâmbio de docentes e discentes, então com certeza serão muitos os frutos desta missão. Também colocamos à disposição os nossos programas de pós-graduação stricto sensu para receber colombianos para desenvolver aqui os seus estudos”, destacou Hernandes.
Durante a missão, os representantes da Abruem entregaram medalhas de reconhecimento aos reitores das universidades colombianas visitadas, celebrando a cooperação acadêmica entre os países. Além disso, os representantes da Unicentro participaram de uma entrevista ao vivo em uma rádio de Medellín, onde divulgaram as principais áreas de pesquisa e projetos da instituição, bem como o papel da universidade no desenvolvimento de extensão e inovação.
A missão da Abruem contou com 25 participantes, entre reitores, pró-reitores e gestores de instituições de ensino superior brasileiras, todos voltando com expectativas positivas em relação aos desdobramentos das visitas. “Todos voltaram muito otimistas com o que ouviram e a forma como fomos recebidos. Esperamos que venham muitos e muitos frutos a partir dessa missão”, almeja o reitor da Unicentro.
Por Giovani Ciquelero
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.