22ª Semana de Filosofia e 13ª Semana PET Filosofia discutem “Gênero, Ciência e Filosofia: Debates Epistemológicos, Éticos e Políticos”

22ª Semana de Filosofia e 13ª Semana PET Filosofia discutem “Gênero, Ciência e Filosofia: Debates Epistemológicos, Éticos e Políticos”

A 22ª Semana de Filosofia e a 13ª Semana PET Filosofia iniciaram na última segunda-feira (25). Com o tema “Gênero, Ciência e Filosofia: Debates Epistemológicos, Éticos e Políticos”, a programação se estende até quinta-feira (28) e inclui conferências, mesas redondas interdisciplinares e seções de comunicação. 

A escolha da temática desse ano, explica a professora coordenadora da semana, Patricia Riffel de Almeida,  foi influenciada também pelo baixo número de mulheres nos cursos de Filosofia, diversidade essa que é crucial para o enriquecimento da área. “Esse evento foi acolhido com bastante alegria, acho que isso também já mostra um pouco a necessidade, porque a área conta com uma desigualdade de gênero grande e essa temática nunca havia sido trabalhada em um evento específico do curso, embora já esteja sendo, aos poucos, introduzida na grade”, pontua.

A noite de abertura contou com a presença da professora Maria Helena Soares, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), com a palestra “Gênero e Ciência: Olhares situados”, que iniciou a discussão sobre o tema que será trabalhado durante a semana. “Para pensarmos não só a falta mas também as proposições de trazer, de fato, tanto para o campo da epistemologia quanto do ensino de filosofia, uma proposta que eu acredito que seja feminista, por justamente propor algo fora do estabelecido, do status quo, dentro da história da Filosofia que foi realizada até então. Eu acredito que a importância se dê nisso, na necessidade de termos que trazer para a nossa formação, inicial e continuada, novas possibilidades do próprio fazer filosófico”, afirma a palestrante.

Os eventos já são tradição na Unicentro e são momentos de grande aprendizado por conta da pluralidade e da troca de conhecimento, como pontua o vice-diretor do Câmpus Santa Cruz, Gilmar Evandro Szczepanik. “Para o Departamento de Filosofia sempre é um momento importante fazer eventos, seja a Semana de Filosofia, seja uma jornada, sejam cursos, seja um congresso, porque trazemos pessoas altamente qualificadas para discutir um pouquinho, para trazer questões, temas, problemas, autores que algumas vezes não são abordados e discutidos ao longo da grade”.

Otávio Guimarães, aluno do terceiro ano, está participando pela primeira vez nos eventos e as expectativas para os debates estão altas. “As minhas expectativas já estão sendo superadas e eu tenho certeza que os nossos debates, as nossas conversas, os nossos colóquios serão muito melhores do que a gente já espera. A melhor forma de enriquecer a Filosofia é com a própria diversidade. Eu tenho certeza que essa semana vai enriquecer com a diversidade sobre essas temáticas”, compartilha.

A semana será uma oportunidade de discussões e trocas de saberes, não apenas para os acadêmicos, mas também para os professores, que podem adquirir conhecimentos que vão além da sala de aula. “É um evento que traz discussões que não estão só no espaço acadêmico, apenas profissional, mas também no nosso dia a dia. Discutir sobre gênero dentro de espaços e discussões que permeiam a nossa sociedade, configuram a nossa ideia de justiça, de direitos, e no qual a ciência nos ajuda também a compreender como podemos fazer para romper preconceitos”, afirma o Diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Odinei Ramos.

 

 

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário