Lançamento da “Gramàtica dela Léngoa Talian” é marco histórico para língua de imigração

Lançamento da “Gramàtica dela Léngoa Talian” é marco histórico para língua de imigração

Uma obra fundamental para o estudo e para a valorização da cultura taliana no Brasil. Na última sexta-feira (22), foi lançada a Gramàtica dela Léngoa Talian (Gramática da Língua Talian), escrita pelos professores Loremi Loregian-Penkal, Juvenal Dal Castel e Wílson Canzi. A publicação é mais uma ação da Cucagna Scola de Talian, projeto realizado em parceria pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e pela  Associação dos Difusores do Talian (Assodita).

Falada até hoje por milhares de descendentes de italianos espalhados pelo Brasil, a Léngoa Talian é uma língua de imigração, resultado do contato entre variedades linguísticas do Norte da Itália com o português brasileiro. Há dez anos, ela foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Referência Cultural Brasileira. 

“O Talian tem semelhanças com o italiano padrão, assim como com o português, mas também tem muitas diferenças, como acontece com todas as línguas, pois cada língua é única”, ressalta Loremi Loregian-Penkal, docente da universidade e coordenadora pedagógica da Cucagna.

Publicado pela Editora da Unicentro (Eduni), o livro tem 16 capítulos, que contemplam a estrutura gramatical e linguística do Talian e trazem explicações didáticas das principais regras. Cada capítulo apresenta o conteúdo específico demonstrando como é o seu uso, através de textos e exemplos que expressam a cultura taliana ou situações do cotidiano.

“Escrever corretamente é um ato de adesão. É uma forma de fortalecer uma língua, dando-lhe condições para que possa ser ensinada e perenizada”, ressalta Juvenal Dal Castel, presidente da Assodita. “Temos agora um material importante nas mãos, mas que sozinho não é suficiente para a excelência das ações que cada um de nós possa vir a realizar. O trabalho deve prosseguir de forma coletiva com a união de todos numa mesma sintonia, numa mesma grafia, com a ajuda mútua entre os agentes de ensino”, complementa o professor do projeto. 

“Este momento é único e especial porque estamos trazendo à luz mais uma obra de cunho acadêmico e que vai ficar à disposição da comunidade ítalo-brasileira para aprender e ensinar a língua Talian”, celebra Wilson Canzi. 

Poeta, músico e escritor, ele lembra da importância de iniciativas como essa para o reconhecimento e valorização da comunidade do Talian. “É uma alegria saber que eu, filho de uma família de agricultores, tantas vezes ridicularizado por não dominar muito bem a língua portuguesa, agora estava ajudando a escrever a gramática que iria regulamentar a língua, cuja estrutura gramatical aprendi desde criança no convívio familiar”, pondera.

Juvenal também reforça esse elemento da autoestima comunitária presente no estudo e no ensino da língua dos imigrantes, que por muitas vezes foi estigmatizada. “O Talian trouxe de volta para a escola a nona, que foi tirada da sala de aula para trabalhar na roça e ajudar a sustentar a família quando ela era criança. Aproximou o neto e a neta da nona e do nono que estavam esquecidos, como se não tivessem mais nada a dizer e a ensinar”, declara.

A Gramàtica dela Léngoa Talian terá distribuição gratuita para alunos que já tenham certificado de, no mínimo, um semestre no curso da Cucagna Scola de Talian ou que venham a se inscrever nele nos próximos semestres. O único custo será o do empacotamento e envio pelo correio.

Reitor em exercício da universidade, o professor Ademir Juracy Fanfa Ribas destaca o trabalho dos organizadores da obra, assim como o apoio do Centro de Línguas da Unicentro (Cel), do Departamento de Letras (Delet/I), do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla/I) do Câmpus de Irati e de outros setores da instituição. “É a extensão universitária mantendo viva uma tradição que se tem no nosso país, que não se perde entre nossos dedos, como areia, porque temos pessoas que lideram, motivam e tomam a frente de projetos como esse. Nos dá muita alegria e muito orgulho poder estar com a comunidade taliana e com a comunidade universitária, tentando resgatar raízes e manter culturas. Esse é um dos papéis da universidade”, pontua Ademir.

“A Unicentro abriu as portas e as possibilidades para desenvolvermos um projeto inovador, pioneiro de ensino de uma língua de imigração dentro dos muros da universidade, mas escancaradamente aberto à comunidade interna e externa, de forma democrática, gratuita e universal”, salienta Loremi. 

Sobre o curso

A Cucagna Scola de Talian é ofertada de maneira totalmente gratuita, sem cobrança de taxas e mensalidades. Desde 2021, ela já emitiu mais de 1600 certificados, sendo que recebe atualmente mais de 500 alunos para os cursos deste semestre.

Por limitação da plataforma utilizada pelo programa, os primeiros 100 inscritos em cada nível assistem às aulas on-line ao vivo. Já os demais precisam acompanhar os módulos presencialmente. Neste semestre, 25 municípios nos estados da região sul contam com núcleos presenciais que exibem o curso e propõem atividades complementares. O projeto de extensão é financiado pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Pró-Cultura), e tem o patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite Serafina (Cooperlate).

Para este ano, as inscrições da Cucagna estão encerradas. As novas turmas devem começar no início de 2025. Para ser avisado sobre abertura de vagas, basta se inscrever na lista de interessados disponível no site do projeto. Na página você também encontra mais detalhes sobre a iniciativa.

 

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário