Unicentro realiza 1° Conferência da Rede Estadual Docência no Ensino Superior

Unicentro realiza 1° Conferência da Rede Estadual Docência no Ensino Superior

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a primeira conferência da Rede Estadual Docência no Ensino Superior (Redes) nesta terça-feira (19). 

O evento reuniu as sete universidades estaduais do Paraná – Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg); e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – para discutir sobre a pedagogia universitária.

O encontro foi o primeiro passo para as atividades de formação voltadas ao ensino superior. Três das universidades envolvidas – UEL, Uepg e Unicentro – já tinham projetos com foco na prática de ensino, mas agora, com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), uma rede com todas as demais universidades estaduais do Paraná está se formando. 

O objetivo da iniciativa é buscar ações, reflexões e discussões voltadas à melhoria da atividade do docente no ensino superior. “Boa parte dos nossos professores, não só da Unicentro, mas de todas as instituições estaduais aqui representadas, são professores que fizeram um curso bacharelado. Então, muitas das situações que são vivenciadas no dia a dia da sala de aula pode ser novidade, pode ser um obstáculo que alguns precisam transpor. A Redes vem nesse sentido, como uma forma de refletir possíveis ações que fortaleçam o trabalho do professor e que sirvam como um apoio para ele encarar os desafios da docência universitária”, explica a Pró-Reitora de Ensino da Unicentro, Karina Worm Beckmann.

A inovação e a reinvenção do ensino, além da formação continuada para a docência, como pontua o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona, é importante, inclusive, para o enfrentamento da ociosidade de vagas no ensino superior público do estado. “Isso passa pela reinvenção, reformulação dos nossos cursos, pelo redimensionamento da relação pedagógica. É um programa que tem o objetivo de tratar permanentemente a formação para docência no ensino superior, frente aos desafios das novas tecnologias, da inteligência artificial. Tudo isso vem contribuir com um ensino superior de melhor qualidade nas nossas universidades estaduais. Por isso, esse esforço coletivo terá sempre o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior”, diz.

A professora do Departamento de Letras (Delet) da Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, apresentou o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) que coordena, intitulado Educação do Futuro. A iniciativa tem como um de seus eixos as competências digitais, que considera a importância da educação digital no atual cenário tecnológico. “O professor tem que estar se aperfeiçoando, se qualificando e requalificando. Agora as universidades terão um incentivo, uma política pública para que isso aconteça e isso é extremamente importante”, avalia.

Durante a reunião, os representantes das universidades que estavam presente apresentaram como trabalham a questão da docência universitária em cada instituição, expondo ações e trocando experiências para futuras práticas. Esse, reforça a pró-reitora Karina Beckmann, foi apenas o primeiro passo. “O objetivo é que, de agora em diante, vários outros eventos dessa natureza sejam realizados”, pontua.

 

 

 

 

 

Por  Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens

 

Deixe um comentário