Curso de Serviço Social realiza 14° Fórum de Estágio

Curso de Serviço Social realiza 14° Fórum de Estágio

O 14° Fórum de Estágio do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foi realizado nesta segunda-feira (18). Organizado pelos alunos do terceiro e quarto ano de graduação, o evento teve como temática “Gênero e Interseccionalidades”. 

O Fórum de Estágio em Serviço Social é realizado duas vezes ao ano e reúne supervisores de campo e da academia, assistentes sociais e estagiários. “Reunimos os principais sujeitos que realizam um processo de estágio em Serviço Social. Então, é um debate importante para a categoria, pensando na realidade social das pessoas que são atendidas e também dos padrões profissionais, considerando a diversidade”, explica a chefe do Departamento de Serviço Social (Deses), Nayara Cristina Bueno. 

O fórum trouxe a professora Maria Inez Barboza Marques, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), para debater sobre a temática. Segundo ela, dentro do campo do Serviço Social, é necessário compreender as interseccionalidades que perpassam fatores como raça, gênero, sexualidade, idade e classe, para melhor entender a sociedade como um todo. “Eu sempre digo que falta para nós, muitas vezes, o letramento de gênero. O que é o letramento de gênero? Entender as construções socioculturais que definem essa desigualdade entre homens e mulheres”, explica.

Maicon Rogério Domenico Santana, aluno do terceiro ano que participou da organização, conta sobre a importância do tema abordado que, mesmo sendo mais discutido nos dias de hoje, continua sendo necessário para todas as áreas da sociedade. “A organização do evento agrega porque temos que definir o tema e o palestrante, que tem uma perspectiva talvez diferente da nossa, ele acaba agregando para nós e, muitas vezes, até expandindo a nossa perspectiva sobre esse tema”, compartilha. 

O evento traz o protagonismo dos alunos, que ficam à frente de toda a organização e planejam abordagens pertinentes à área para que possam ser debatidas e pensadas para o mercado de trabalho. “É um processo sempre dialogado junto com os estudantes. É nesse sentido mesmo de fortalecimento da profissão, do curso, da formação profissional e é um momento de diálogo também entre os profissionais, entre os professores e os estudantes”, explica a professora do Departamento de Serviço Social que coordenou o fórum, Dionéia Edlyng Maciel. Junto com ela estiveram à frente do evento as professoras Maria Fátima Balestrin e Solange Cristina Rodrigues Fiuza.

 

 

 

 

Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário