Acadêmicos de Educação Física promovem 9º Festival de Dança e Ginástica
O Auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), foi palco para a 9ª edição do Festival de Dança e Ginástica (Fedagin). O festival é organizado pelos estudantes do curso de Educação Física e coordenado pela professora Eliane Bacil. “Este evento oportuniza aos acadêmicos a experiência de organizar um evento de dança e ginástica; às escolas e grupos de dança participantes uma oportunidade de apresentar seu trabalho; bem como ao público em geral um momento cultural, de lazer e de confraternização”, pontua a professora.
O evento contou com 26 apresentações de diferentes gêneros, como ballet, jazz, danças urbanas, dança gaúcha, dança do ventre, pop rock, e ginástica. Os acadêmicos se dividiram em sete grupos durante a organização, incluindo direção geral, marketing, patrocínio, decoração e outras funções.
Ricardo Augusto é do 2º ano de Educação Física. Para ele, a oportunidade de estar por dentro de um evento foi incrível e que, mesmo com as adversidades, ele e os colegas conseguiram fazer um ótimo trabalho. “O evento é de suma importância para vida profissional de modo que os acadêmicos de Educação Física testemunhem, na prática, a organização de eventos e a participação nos mesmos. Cada detalhe foi pensado para que cada dançarino tivesse a melhor oportunidade de se apresentar para um grande público”, compartilha o estudante.
Quem foi para prestigiar as apresentações também saiu satisfeito. Gustavo Queiroz assistiu às apresentações e conta que teve a oportunidade de prestigiar grupos e gêneros que não conhecia. “Fiquei surpreso com a diversidade de talentos que foram apresentados em todas as áreas, desde danças típicas até as elevações de ginástica. Culturalmente foi muito enriquecedor e foi uma experiência que quero viver nos próximos anos, pois foi um evento pontual com as apresentações, alto nível de dificuldade, qualidade nas performances e diferente de se ver. Feedback totalmente positivo, me senti privilegiado de poder assistir”, destaca.
Gustavo também faz parte de uma equipe que se apresentou no evento, as Panleaders Cheerleading. “Faço parte de uma equipe de gym e quase não temos oportunidades e eventos para mostrar o que treinamos durante um ano inteiro. Fiquei muito feliz quando vi que a universidade estava proporcionando eventos assim porque nós que produzimos essa forma de arte com os movimentos, nem sempre temos muitos espaços na sociedade e dentro da faculdade, então ver que estamos ganhando oportunidades de mostrar para a comunidade nosso trabalho é satisfatório”, avalia.
Sobre o Fedagin – O Fedagin é o Festival de Dança e Ginástica da Unicentro, realizado dentro da disciplina de Dança e Atividades Rítmicas, ministrada pela professora Eliane Bacil. A disciplina tem, entre seus objetivos, conhecer os diferentes ritmos e estilos de danças existentes bem como elaborar um festival de dança aberto e gratuito para a comunidade. A fim de atender a estes objetivos, foi criado o Fedagin, como uma atividade avaliativa e acadêmica do curso, em formato de projeto de extensão. Seu principal objetivo é proporcionar experiências em Dança e Ginástica para os acadêmicos e acadêmicas do curso de Educação Física, para os parceiros e para o público participante.
Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens