Pesquisa desenvolvida na Unicentro aborda igualdade de gênero e inclusão social por meio da educação
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) teve nove pesquisadores contemplados na Chamada Pública 23/2023 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária. Uma delas é a professora Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, do Departamento de Letras da universidade, em Guarapuava.
A pesquisa aprovada na chamada pública é intitulada “Letramento(S) de gênero: igualdade e equidade para mulheres” e, a partir do que estabelece o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da Organização das Nações Unidas (ODS 5), busca “implementar a inter-relação Comunicação e Educação, por meio do letramento de gênero e midiático como ferramenta de intervenção social, considerando que a informação como base da construção do conhecimento é fator fundamental para a educação, cidadania e inclusão social de jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social”, explica a professora Níncia.
De acordo com a docente, a pesquisa é realizada há bastante tempo e, desde o início até agora, já apresentou bons resultados. “É uma linha de pesquisa em que eu atuo há 15 anos. Os resultados são imensuráveis já que se trata de formação, de estratégias educacionais para emancipação. Assim, o que posso prever é um novo olhar para causas que envolvam a mulher por pessoas que participam dos projetos”, compartilha.
Com o apoio da Fundação Araucária o trabalho deve ter continuidade, garantindo mais visibilidade e ampliando o impacto da pesquisa nos âmbitos científico e social. “Ser contemplado no Programa de Bolsas de Produtividade é um reconhecimento do mérito e potencial dessa pesquisa, o que pode aumentar a motivação e o compromisso com o trabalho. Além disso, pesquisas apoiadas por programas de produtividade tendem a ganhar mais visibilidade e credibilidade”, conclui a pesquisadora.
Além da professora Níncia, outros professores da Unicentro também foram contemplados pelo programa: Carla Luciane Blum (Deped); Daiana Novello (Denut); Edson Santos Silva (Delet); Geyso Dongley Germinari (Dehis); Juliane Sachser Angnes (Desec); Maria Cleci Venturini (Delet); Sueli Percio Quinaia (Deq); e Valdirlei Fernandes Freitas (Defis).
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.