Crianças de classe especial ouvem e contam histórias na Unicentro

Crianças de classe especial ouvem e contam histórias na Unicentro

Nesta quarta-feira (13), os alunos da classe especial da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento estiveram mais uma vez na Biblioteca do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Assim como nos outros encontros durante o ano, eles puderam ter acesso ao universo mágico da literatura por meio do projeto “Vivências da Linguagem”.

Realizada pelo grupo de estágio em Fonoaudiologia Educacional, a iniciativa promoveu sessões quinzenais com contações de histórias, dramatizações com fantoches e fantasias, escrita de roteiros e composição de narrativas orais.

Projeto “Vivências de linguagem” foi promovido durante o ano por acadêmicas de Fonoaudiologia. (Foto: Coorc)

“A nossa ideia era trazer um pouco essas crianças para esse lugar de sujeitos de linguagem via oralidade e também via linguagem escrita, via literatura… Então houve uma série de ações que aconteceram aqui na biblioteca em que as acadêmicas contavam histórias e depois faziam atividades nas quais as crianças protagonizavam essas histórias”, comenta a professora Cinthia Lucia de Oliveira Siqueira, supervisora do estágio em Fonoaudiologia Educacional.

Para a acadêmica Adrieli Camargo Koslosviski, a experiência superou as expectativas do grupo. “Como são crianças da classe especial, tem uma imposição muito grande em cima delas para mudarem ‘de posição’. E no desenvolver desse nosso estágio, a gente conseguiu observar muitas mudanças nelas. Foi bem gratificante poder ver isso”, pontua.

Essa percepção também é compartilhada por Patrícia de Fátima Choida, professora da turma, principalmente em relação à socialização dos alunos. “A gente percebe que alguns são mais tímidos, mais retraídos, e com essa contação de história, além deles se desenvolverem oralmente, também estimula a parte da socialização e do respeito entre os colegas. Então a gente vê que isso tem acontecido no decorrer do ano letivo e principalmente com o projeto das meninas”, enfatiza a docente.

No último encontro do ano, após a leitura de “Festa no Céu”, crianças, professoras e acadêmicas fizeram uma pequena confraternização inspirada no livro, com direito a chapéu de festa, balões e bolachas caseiras, que foram produzidas pelos próprios alunos nas aulas da classe especial. 

Incentivado a compartilhar o que achou do projeto, Maurício, assim como outros colegas, resumiu a experiência de forma muito animada. “É divertido. A gente faz muita coisa legal”, pontua o garoto.

Apoio da Secretaria de Educação e da Biblioteca

A ação do curso de Fonoaudiologia foi realizada durante 2024 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Biblioteca do Câmpus de Irati da Unicentro.

“A leitura é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento das crianças, e a biblioteca oferece um ambiente tranquilo e acolhedor para que elas possam ouvir histórias e ler, o que favorece o desenvolvimento da alfabetização. E para nós é sempre gratificante receber, além da comunidade acadêmica, a comunidade externa”, reforça Elaine Fernandes de Souza, coordenadora de Apoio à Divisão de Acervo. “A biblioteca está sempre aberta à comunidade acadêmica para apoiar a pesquisa, mas também no desenvolvimento de projetos de extensão”, complementa.

 

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário