Docente do Departamento de Fisioterapia lança livro sobre tratamento para bexiga neurogênica

Docente do Departamento de Fisioterapia lança livro sobre tratamento para bexiga neurogênica

A professora Josiane Lopes, do Departamento de Fisioterapia (Defisio) da Unicentro, lançou o livro “Fisioterapia Pélvica na Bexiga Neurogênica”. A obra aborda uma condição comum em pacientes com comprometimento neurológico, frequentemente desconsiderada, subdiagnosticada e inadequadamente tratada.

A bexiga neurogênica é uma disfunção do controle vesical causada por danos no sistema nervoso, afetando a capacidade de armazenar ou esvaziar a urina de forma adequada. Essa condição pode resultar de diversas doenças neurológicas. Pacientes com bexiga neurogênica frequentemente enfrentam desafios como incontinência, infecções urinárias recorrentes e a necessidade de intervenções, como o uso de sondas, para gerenciar a função urinária.

A obra é fruto de anos de pesquisa e prática clínica da docente Josiane Lopes.

“O livro foi idealizado e escrito para apresentar possibilidades de como devem ser abordados os pacientes com comprometimento neurológico e bexiga neurogênica, dentro de uma perspectiva que integra o conhecimento clínico, o conhecimento sobre a abordagem da fisioterapia pélvica, a humanização e a ciência”, explica a professora Josiane.

Lançada durante da Semana de Fisioterapia da Unicentro, a publicação inclui diversos conceitos e fundamentos sobre o sistema urinário e a bexiga neurogênica, além de avaliações e estratégias de tratamento através da fisioterapia. “Todos os capítulos têm como foco o que é fundamental o fisioterapeuta conhecer para atender seu paciente com bexiga neurogênica e promover resultados de melhora”, destaca a professora.

Josiane iniciou a redação do livro em outubro de 2023, finalizando o texto em abril deste ano. No entanto, a concepção e elaboração do projeto iniciou há cerca de cinco anos. “Venho elaborando esse projeto do livro há aproximadamente cinco anos, após me deparar com a situação de que eu já atuava há muito tempo atendendo esses pacientes, mas não havia nenhum material específico sobre o assunto”, conta a docente.

O livro foi lançado pela Editora Atena e está disponível gratuitamente para download.

De acordo com Josiane, o lançamento da obra é fruto de sua crença no potencial transformador da fisioterapia em melhorar a vida das pessoas. “Este livro é resultado da minha inquietação em não aceitar que pacientes com comprometimento neurológico que evoluem para a condição de bexiga neurogênica precisam ficar eternamente realizando cateterismo com sonda vesical ou usar fralda. Sempre insisti na ideia de que a fisioterapia poderia, se não curar, no mínimo, melhorar o funcionamento vesical. Pesquisei muito, atendi muitos pacientes e tudo o que está publicado é o que realmente faço para atender essas pessoas”, conclui a docente do Departamento de Fisioterapia.

Por José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Giovani Ciquelero

Deixe um comentário