Pesquisa sobre gênero dramático desenvolvida na Unicentro tem foco no teatro romântico de Almeida Garrett
O professor Edson Santos Silva, do Departamento de Letras do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), é um dos pesquisadores contemplados na Chamada Pública 23/2023 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária.
O aporte vai permitir a continuidade do trabalho intitulado “Catão e Um auto de Gil Vicente, de Almeida Garrett: entre a dramaturgia e a história”, desenvolvido pelo docente, que pesquisa sobre o gênero dramático com foco no teatro romântico do autor português Almeida Garrett, importante nome da dramaturgia lusitana do século XIX. “Eu pretendo trabalhar Catão – que é uma peça do Almeida Garrett”, conta o professor “O teatro de Garrett se desenvolve em duas frentes: uma quando ele opta pelo modelo tradicional de teatro e dialoga com o teatro greco-romano, que é quando ele escreve Catão; Na sequência, ele opta por um gênero mais romântico, que é o Auto de Gil Vicente, em que ele vai dialogar com o grande pai da dramaturgia portuguesa, que é o Gil Vicente, que está localizado no período medieval”, contextualiza.
Desde que ingressou na Unicentro, em 2011, o professor Edson tem se dedicado ao estudo da obra de Almeida Garrett, buscando trabalhar o teatro romântico e considerando a preparação inicial do dramaturgo que “foi um teatro ainda calcado no modelo greco-romano e, portanto, um teatro bem perto daquilo que a gente chama de teatro aristotélico”, explica o docente.
De acordo com o pesquisador, o tema já foi explorado no pós-doutorado realizado por ele na Unesp de Araraquara, sob a supervisão da professora, que também trabalha a dramaturgia portuguesa, Renata Junqueira. Além do pós-doutorado, a pesquisa também rendeu outros bons resultados. “Eu desenvolvi esse pós-doutorado baseado no tema que eu quero ampliar com a bolsa produtividade e, também, dentro dessa vertente, já publiquei vários artigos e fiz a introdução de um livro que trata de uma comédia do Almeida Garrett, que é ‘A Sobrinha do Marquês’”. Esse livro foi publicado pela pela Editora Todas as Musas”, relata.
A nova etapa da pesquisa, com o aporte da Fundação Araucária, deve permitir que o pesquisador trabalhe, ainda, as obras póstumas de Garrett. “Eu pretendo ampliar o leque da minha pesquisa, tratando das obras póstumas do Almeida Garrett, que foram publicadas recentemente em Portugal, e também ampliar a pesquisa acerca da biografia dele também com um novo livro que saiu em Portugal recentemente, que é a Biografia Política e Literária do Almeida Garret”, revela.
O professor ressalta que ser contemplado com a bolsa é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e representa um avanço para sua pesquisa. “É o coroamento de uma vida de pesquisa. Nós trabalhamos tanto, pesquisamos tanto, e ter uma bolsa produtividade da Fundação Araucária é de suma importância”, finaliza.
Além do professor Edson, outros docentes da Unicentro também foram contemplados na Chamada Pública 23/2023 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária: Carla Luciane Blum (Deped/G); Daiana Novello (Denut); Geyso Dongley Germinari (Dehis/I); Juliane Sachser Angnes (Desec); Maria Cleci Venturini (Delet/G); Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira (Delet/G); Sueli Percio Quinaia (Deq); e Valdirlei Fernandes Freitas (Defis).
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.