Curso de Medicina da Unicentro se destaca no Teste de Progresso Nacional

Curso de Medicina da Unicentro se destaca no Teste de Progresso Nacional

O curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) obteve resultados expressivos no Teste de Progresso Nacional, um dos principais métodos de avaliação cognitiva no campo da saúde no Brasil. Este ano, o teste contou com a participação de mais de 106 mil alunos de 220 escolas médicas de todo o país, tornando-se a maior edição já realizada até hoje.

A Unicentro faz parte do consórcio Novo Sul II, que reúne 15 escolas médicas dos estados do Paraná e Santa Catarina. Realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), o Teste de Progresso avalia o conhecimento dos alunos ao longo dos anos de formação e é aplicado em duas modalidades: nacional (online) e regional (presencial). “Ele permite que o conhecimento dos alunos seja avaliado pela escola e por eles próprios, bem como oferece aos docentes a oportunidade de revisitar os processos de ensino-aprendizagem a partir da análise dos resultados relacionados à sua escola, à área de conhecimento e ao ano de curso”, disse o professor Celso Nilo Didoné Filho, vice-chefe do Departamento de Medicina e coordenador do teste na Unicentro.

Os resultados alcançados pela Medicina da Unicentro foram motivo de comemoração para o Departamento de Medicina (Demed) e gestores da universidade, especialmente considerando que o curso foi recentemente reconhecido oficialmente pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). “Embora haja lacunas na estrutura pedagógica do curso, dentre as quais se destaca a carência de um Hospital-Escola, este curso, que já nasceu com o DNA de raciocínio clínico, humanismo e inovação, já apresenta seus primeiros frutos, destacando-se da maioria dos cursos de Medicina do Brasil”, afirmou o chefe do Demed, professor Abrão José Melhem Júnior.

Segundo Abrão, os bons resultados são fruto de um esforço conjunto que envolve a busca pela excelência acadêmica, o engajamento do corpo docente e discente, além do apoio da gestão institucional. “A busca pela excelência e a constante autoavaliação, o alto nível do seu corpo docente e o interesse do corpo discente, apoiados pela Reitoria e toda a gestão institucional, são responsáveis por esses resultados”, destacou o professor.

Por Giovani Ciquelero

Deixe um comentário