Unicentro sedia 4º Simpósio em Bioenergia com o tema “Globalizando a energia sustentável”

Unicentro sedia 4º Simpósio em Bioenergia com o tema “Globalizando a energia sustentável”

A Unicentro deu início, na última quarta-feira (6), ao 4º Simpósio em Bioenergia, no auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz. A cerimônia de abertura contou com apresentação cultural e uma série de falas que destacaram a importância do simpósio para o fortalecimento da área de bioenergia e para a difusão do conhecimento sobre energias sustentáveis. Este ano marca a primeira vez que a Unicentro organiza o evento e também celebra os 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia.

O Programa de Pós-Graduação em Bioenergia é uma iniciativa colaborativa realizada em rede, envolvendo seis instituições do Paraná: a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). A atuação conjunta permite integrar recursos e conhecimentos, promovendo a formação de pesquisadores e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na área de bioenergia.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, professor André Gallina, expressou a emoção e o orgulho de ver o simpósio ganhar relevância e expandir sua influência. “Eu fui aluno da primeira turma de mestrado em Bioenergia, em 2010, e ver, desde o primeiro evento, como ele vem crescendo é um motivo de muito orgulho para mim”, disse Gallina.

A programação do evento é ampla e inclui palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, abordando temas de relevância para o setor de bioenergia e reunindo acadêmicos, empresários e membros da sociedade interessados no desenvolvimento de energias renováveis. Com o tema “Globalizando a energia sustentável”, o simpósio propõe expandir os debates para além da universidade e aproximar a academia do setor empresarial. “Tentamos abranger todas as áreas da bioenergia, com o cuidado de globalizar e estender o conhecimento à sociedade”, comentou Gallina, que vê no simpósio uma oportunidade de destacar a importância da bioenergia para o futuro energético do Brasil e do mundo. “Não há futuro sem energia, e essa energia deverá ser bioenergia.”

Nesta edição, em homenagem a um dos pioneiros do programa, foi anunciada a criação do prêmio Paulo Rogério Pinto Rodrigues de melhores trabalhos em bioenergia, uma homenagem ao professor da Unicentro, que faleceu em julho deste ano. Em sua fala, André Gallina ressaltou o papel fundamental do professor Paulo Rogério, que foi um dos principais responsáveis pela criação do programa. “O legado que ele deixa é enorme. Este evento é uma homenagem a ele, e, por isso, criamos o prêmio Paulo Rogério Pinto Rodrigues, para reconhecer os melhores paineis e apresentações orais ao longo do evento”, disse.

Por Giovani Ciquelero


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário