Unicentro comemora aprovação da graduação em Libras
O Governo do Estado autorizou o funcionamento do curso de graduação em Letras Português/Libras, na modalidade de Licenciatura, no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
O Decreto 7790, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior institui a oferta de 30 vagas anuais, no período noturno. A previsão é de que as entradas sejam a partir do ano letivo de 2025. “Tivemos a autorização para oferta por três anos para o curso de Português Libras. Trata-se de uma conquista importante para nossa universidade haja vista que estamos sempre em busca de tornar a Unicentro, cada vez mais, uma universidade inclusiva, que acolhe a todos e nós sabemos hoje o quão importante é termos os profissionais de Libras, um profissional que está muito requisitado no mercado”, destaca o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes.
O chefe do Departamento de Letras em Irati, professor Rodrigo Augusto Kovalski, ressalta que o curso vem para atender uma demanda antiga de formação na região de Irati. “Segundo dados de agosto de 2023 do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), no município de Irati, até o ano civil de 2010, há o registro de 3.501 surdos, revelando uma significativa demanda a ser atendida e incluída na sociedade”, contextualiza. Ele lembra, ainda, que das sete universidades estaduais do Paraná, apenas duas ofertavam o curso em Letras Libras Licenciatura – uma na modalidade EaD e outra na modalidade presencial. “O curso de Letras Português Libras presencial no Câmpus de Irati vem para suprir essa importante demanda de inclusão e de formação dupla em duas línguas maternas. Ressaltamos que estamos prontos para formar licenciados ouvintes e surdos em Letras Português Libras”, complementa.
O reitor Fábio Hernandes também aponta que o apoio da comunidade universitária e da região foi bastante importante para oficialização da oferta do curso . “Nós tivemos o apoio de toda a comunidade e conseguimos esta importante vitória. Tivemos muito apoio também da Seti e do Departamento de Letras do Câmpus de Irati, que propôs o curso, por enquanto, como uma substituição ao curso de Espanhol”, pontua.
Para o professor Rodrigo Kovalski, as expectativas quanto à procura e a projeção do novo curso são as melhores possíveis. “Estamos com uma expectativa positiva, considerando que a oferta do curso foi para atender uma demanda social e de formação”, finaliza.
Por Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.