Projeto da Unicentro promove combate à obesidade infantil com hortas e atividades educativas nas escolas
A professora Daiana Novello, docente do Departamento de Nutrição da Unicentro, é uma das nove pesquisadoras da universidade contempladas pela Chamada Pública 23/2023 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária. O programa visa financiar profissionais de liderança em áreas estratégicas, incentivando a ampliação e o avanço de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos no Paraná, em especial aqueles voltados à inovação e à saúde pública.
A pesquisa de Daiana, intitulada “Pesquisa-ação: intervenções interdisciplinares como estratégias para prevenção e combate à obesidade na infância”, propõe iniciativas interdisciplinares voltadas ao público infantil com o objetivo de implantar intervenções educativas que promovam uma mudança sustentável nos hábitos de saúde desde a infância. “Nossa equipe vem trabalhando com aspectos alimentares e nutricionais na infância. Com o passar dos anos, verificamos que a desnutrição deu lugar ao sobrepeso e à obesidade entre crianças, trazendo inúmeras consequências para a saúde pública, como o aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes”, explica a docente.
Para enfrentar esses desafios, a pesquisa conta com um time interdisciplinar, que inclui profissionais de educação física, agronomia, pedagogia e outras áreas. Juntos, eles desenvolvem atividades educativas práticas que aproximam as crianças de uma rotina mais saudável e ativa. Uma das iniciativas é a criação de hortas escolares. “As crianças não apenas aprendem sobre cultivo e nutrição, mas participam ativamente do processo, desde o preparo do solo até a colheita, o que cria um sentido de pertencimento e responsabilidade em relação à alimentação saudável”, afirma a professora. Além disso, oficinas de culinária incentivam a experimentação de novos alimentos e promovem um aprendizado mais dinâmico.
A metodologia utilizada, de pesquisa-ação, envolve diretamente a comunidade escolar e familiar na identificação de problemas e soluções, promovendo um ciclo contínuo de reflexão e ação. “Esse método aumenta o engajamento e a adesão às intervenções, ao envolver diretamente a comunidade e permitir adaptações conforme as necessidades das crianças e escolas envolvidas”, completa Daiana.
Impacto da bolsa para o desenvolvimento do projeto
Segundo Daiana, a concessão da bolsa é uma importante conquista, pois proporciona mais recursos para a continuidade das intervenções educativas e a análise dos dados obtidos, além de incentivar a publicação de artigos científicos. Para ela, a pesquisa é o início de uma transformação coletiva no combate à obesidade infantil. “O envolvimento da comunidade, das escolas, das famílias, dos profissionais de saúde e dos órgãos governamentais é crucial para promover mudanças duradouras. Espero que essa pesquisa inspire novas iniciativas e contribua para um ambiente mais saudável para as crianças”, finaliza.
Além de Daiana, outros oito docentes da Unicentro também foram contemplados na mesma chamada pública: Carla Luciane Blum (Deped); Edson Santos Silva (Delet); Geyso Dongley Germinari (Dehis); Juliane Sachser Angnes (Desec); Maria Cleci Venturini (Delet); Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira (Delet); Sueli Percio Quinaia (Deq); e Valdirlei Fernandes Freitas (Defis).
Por Caroline Albertini
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.