Alunas de Administração do Câmpus de Irati chegam à final nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

Alunas de Administração do Câmpus de Irati chegam à final nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

Depois de vencer entre as instituições paranaenses, as acadêmicas de Administração do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) conquistaram a etapa da Região Sul do Desafio Liga Jovem do Sebrae. Neste ano, a segunda edição da competição teve mais de 54 mil participantes inscritos que, divididos em 11 mil equipes em quatro categorias, apresentaram propostas de negócios para resolver problemas das suas comunidades usando tecnologia. Com um projeto sobre empreendedorismo para mulheres do campo, o grupo de alunas do 6º semestre do curso da Unicentro está entre os cinco melhores do país, e agora vai para São Paulo em busca do prêmio nacional na categoria Educação Superior.

“A cada etapa era um friozinho na barriga e hoje a gente se encontra muito feliz com o nosso resultado. Estamos super empolgadas e confiantes para a fase nacional”, afirma Letícia Colaço dos Santos, que integra a equipe junto com Liliane Gnatkoski Borges, Maria Isabel Vidal Fernandes, Paloma Eduarda Bilibio e Viviane Aparecida Schamn.

Projeto sobre empreendedorismo para mulheres chefes de famílias do campo venceu etapas estadual e regional. (Foto: Coorc)

Com o título “Mãos Femininas”, o projeto desenvolvido pelas acadêmicas envolve a capacitação de mulheres do campo, para que elas produzam sabonetes orgânicos com ingredientes como camomila, lavanda e mel. Os produtos então seriam vendidos por meio de uma plataforma de e-commerce. “Nós tínhamos já a ideia principal que seria um trabalho com mulheres. Depois nós fomos desmembrando para o que mais impactaria na nossa realidade, pensando na nossa cidade, que é uma cidade pequena, em que a nossa área rural é muito forte”, conta Letícia.

Como lembra o orientador do projeto, professor Aldo Siatkowski, 30% das famílias em áreas rurais têm mulheres como chefes, o que reforça a necessidade de trabalhos como esse. “Se a gente conseguir fazer esse projeto virar uma realidade, a possibilidade de melhorar a sociedade é bastante grande. E eu acho que esse é o fundamento da universidade: estar próxima da sociedade e ajudar no desenvolvimento social da comunidade em que está inserida”, pondera o docente.

Gerente da Regional Centro do Sebrae, Michael Douglas Camilo destaca que o desenvolvimento de uma cultura empreendedora passa pelo esforço de todos e valoriza a relação com instituições como a Unicentro. “É uma parceria muito rica. A academia, com o papel de ensinar, de trazer conhecimento, de explorar a ciência, e o Sebrae, que pode materializar todo esse conhecimento na prática, para se transformar em uma empresa, se transformar em um negócio ou até para a vida profissional desses alunos”, pontua.

Aldo explica que, durante cada uma das seleções, são realizadas mentorias que ajudam a aprimorar a proposta inicial. “Um desafio como esse, que tem que desenvolver um projeto de negócio, está muito relacionado a todas as disciplinas que a gente tem durante o curso. Então tem toda a parte financeira, parte logística, parte de marketing, gestão de pessoas. Elas têm hoje um projeto bastante completo”, pontua.

“Nós somos um curso de Ciências Sociais Aplicadas. A gente trabalha com o ser humano. Em um desafio como esse, em que a disputa é com universidades tecnológicas, que desenvolvem sistemas, aplicativos, é sempre difícil competir. Mas já é o segundo ano que a gente caminha bem durante esses desafios, com bons resultados, e temos visto que o ser humano está no centro do desenvolvimento das organizações e das comunidades.”, complementa. 

Fase final

A etapa nacional acontece entre os dias 25 e 30 de novembro, com um cronograma repleto de atividades custeadas pelo Sebrae, que incluem oficinas e visitas técnicas. Entre elas está a Case 2024, uma das maiores feiras da América Latina direcionadas a startups e pequenas empresas, local onde vai ser divulgado o resultado final do Desafio. Entre vários prêmios, a equipe vencedora garante uma viagem internacional para participar de um evento de inovação em Portugal.

“Isso nos orgulha demais porque é uma disputa com muitas universidades extremamente capacitadas e a gente está colocando a Unicentro entre as melhores do Brasil. Por si só o resultado até aqui já é bastante grandioso para a universidade, mas agora nós queremos o prêmio final”, enfatiza Aldo.

 

Por Wyllian Correa


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário