Promovido pelo PPGEN, ciclo de palestras amplia formação de pós-graduandos em Educação Matemática

Promovido pelo PPGEN, ciclo de palestras amplia formação de pós-graduandos em Educação Matemática

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) da Unicentro promoveu, no último mês, uma série de palestras e atividades diferenciadas dentro da disciplina de “Tópicos em Educação Matemática”. Coordenadas pelas professoras Joyce Jaquelinne Caetano, Carla Blum e Lúcia Virgínia Mamcasz Viginheski, as ações tiveram como objetivo enriquecer a formação dos pós-graduandos, trazendo contribuições de diferentes campos do conhecimento.

A programação teve início em 18 de outubro, com uma apresentação do grupo de teatro Luz, da Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais (Apadevi), seguida de uma roda de conversa sobre o ensino inclusivo da matemática. Essa atividade abordou as possibilidades de um ensino mais acessível, destacando a importância de estratégias pedagógicas que considerem as necessidades de todos os estudantes.

No dia 25 de outubro, a disciplina recebeu o professor Juliano Tonezer da Silva e a professora Muana Biava, ambos da Universidade de Passo Fundo (UPF). A dupla apresentou a palestra “Ensino por Investigação para a Conscientização em Educação Financeira”. Na mesma data, o professor Plinio Marco de Toni, do Departamento de Psicologia da Unicentro, compartilhou seus conhecimentos com a palestra “Como o Cérebro Aprende?”.

Encerrando as atividades externas, no dia 1º de novembro, as professoras Ettiéne Cordeiro Guérios, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Heliza Colaço Góes, do Instituto Federal do Paraná (IFPR-Curitiba), apresentaram a palestra “Modelização: Um Movimento Possível da Organização à Reflexão de Dados”. A discussão centrou-se nas práticas de modelagem matemática como ferramenta para a análise e interpretação de dados no contexto educacional.

As coordenadoras das atividades, professoras Joyce, Carla e Lúcia, destacaram a importância da realização de trabalhos colaborativos e de um diálogo interdisciplinar no âmbito da pós-graduação, contribuindo para a formação acadêmica.

Deixe um comentário