Projeto trabalha superdotação e altas habilidades do público infantil
Identificação, Avaliação e Intervenção Pedagógica para Potencialização de Talentos é um dos projetos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) contemplados pelo Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária (FA). Esta é a segunda edição do projeto, que é coordenado pela professora Carla Luciane Blum, do Departamento de Pedagogia (Deped/G).
Iniciada em 2014, a proposta envolve a avaliação de crianças de até dez anos de idade com o intuito de verificar indicadores de superdotação. Após a identificação, os professores e as famílias são convidados a receber uma orientação sobre como lidar com as altas habilidades. O objetivo desta edição do projeto, porém, não é dar um diagnóstico à criança, e sim preparar aqueles que estão ao redor dela para acolher as demandas das altas habilidades.
A primeira edição chegou a uma média de duas crianças superdotadas por sala de aula nas mais de vinte escolas de Guarapuava. A proposta do projeto, destaca a professora Carla, se dá pela necessidade de profissionais preparados para as demandas das crianças e pela necessidade de implementação de políticas públicas voltadas às altas habilidades.
Agora, explica a docente, as atividades irão continuar com a bolsa de produtividade. “Dar continuidade à investigação de indicadores de altas habilidades nas crianças, essencialmente nas crianças pequenas, visando esse olhar apurado sobre as características que elas apresentam e oportunizando dar visibilidade aos talentos delas, principalmente retirando essas crianças da invisibilidade. Então, a nossa maior preocupação é que elas sejam vistas enquanto pessoas com altas habilidades e superdotação”, diz.
Além da aprovação do projeto, a professora Carla tem um dos maiores números de dissertações e teses defendidas sobre altas habilidades e superdotação do país, e isso resultou na conquista da bolsa de produtividade. “No meu caso, a bolsa produtividade soa como uma grande contribuição e reconhecimento ao trabalho que eu tenho desenvolvido na área da pesquisa, essencialmente nas altas habilidades e superdotação durante esses dez anos, junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação (Giedh), que é o grupo de estudos que eu participo e coordeno, ao Lape, que é o Laboratório de Psicologia Educacional, e recentemente ao PPGEN, que é o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática”, comenta.
Além da professora Carla Luciane Blum, outros docentes da Unicentro também foram contemplados na Chamada Pública 23/2023 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária: Daiana Novello (Denut); Edson Santos Silva (Delet/I); Geyso Dongley Germinari (Dehis/I); Juliane Sachser Angnes (Desec); Maria Cleci Venturini (Delet/G); Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira (Delet/G); Sueli Pércio Quinaia (Deq); e Valdirlei Fernandes Freitas (Defis).
Por Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.