Unicentro sedia abertura da Semana D – Pessoas com Deficiência
A Semana D – PCDs (Pessoas com Deficiência) e o mercado de trabalho começou hoje. O evento é realizado a partir de uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava (Comddeg), a Prefeitura Municipal de Guarapuava, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, a Agência do Trabalhador de Guarapuava, o Centro Universitário Campo Real, e a Associação Guarapuavana Mundo Azul (Agma).
“A semana é marcada por ações de educação, de conscientização da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A gente pensou nessa semana para trabalhar as questões do capacitismo e da acessibilidade atitudinal”, explica a presidente do Comddeg e representante da Secretaria de Educação de Guarapuava, Silmara Moreira Bueno.
Durante a cerimônia de abertura, após as apresentações culturais, o diretor social da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi), Vinicius Bail, ministrou a palestra intitulada “Vença desafios e transforme sua trajetória em uma história de superação”. “É uma palestra motivacional baseada na minha vida, na minha trajetória. Eu perdi a visão faz dez anos e foi uma mudança muito drástica. Eu fui convidado por um professor a transformar essa minha história de mudança, essa minha história triste, em uma palestra motivacional”, compartilhou Vinicius. “É importante promover esse evento para mobilizar não só a universidade, mas a sociedade inteira, como um todo. Mostrando que o deficiente é uma pessoa capaz, uma pessoa que pode correr atrás dos seus objetivos, sonhos e ter uma vida normal”, complementa.
Um dos tripés das universidades públicas é a extensão, Nesse sentido, destaca o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, o papel da extensão é estar em contato e atender toda a comunidade. “Nós precisamos entender a acessibilidade. Então, sediar esse encontro é também atendermos a uma demanda da população, que é estarmos juntos com todos. Esse seminário, com certeza vai nos aproximar ainda mais da comunidade e, principalmente, da pessoa portadora de deficiência. Esse é o papel da universidade, precisamos mudar a sociedade no seu todo, na sua completude. Pensar em todas as pessoas é indispensável”, pontua.
A participante e conselheira suplente do Commdeg, Ana Barby, acredita que a promoção desse evento traz a aproximação do público PCD com a universidade, além de também colocar a Unicentro mais perto das demandas desse público. “Nós precisamos dessas parcerias para que a gente consiga entender quais são as demandas deles e eles também vivenciam um pouco do universo da universidade. Além de terem essa vontade de estar aqui desenvolvendo projetos, acompanhando os cursos, se inscrevendo em alguns que às vezes eles acham um pouco distante da sua realidade. Então, eu vejo como um evento muito relevante, para que a gente se aproxime deles e eles se aproximem de nós”, comenta.
Segundo o professor Antonio Costa Gomes Filho, responsável pelo evento, a programação segue até o dia 7 de novembro e foi planejada também para promover a inclusão entre as PCDs e os empresários. “A semana foi pensada para dar oportunidade para as empresas explicarem e falarem como funciona a oferta de vagas para PCDs, porque nós temos muitas pessoas com deficiência que são formadas em nível superior. Queremos mostrar que mesmo as que não têm essa formação são capazes de fazer coisas incríveis”, comenta o professor.
Programação
05 de novembro – Palestra “Autistas no mercado de trabalho”;
Associação Guarapuava Mundo Azul (Agma);
Rua Curitiba, 145 – Bonsucesso – 14h;
06 de novembro – Dia D – Empregabilidade PCD;
Agência do Trabalhador – Guarapuava;
Rua XV de Novembro, 7960 – Centro – 8h às 12h;
07 de novembro – Mesa Redonda – As pessoas com deficiência no mercado de trabalho;
Centro Universitário Campo Real
Rua Comendador Norberto, 1299 – Santa Cruz – 13h30;
Sobre o evento – A Semana D é uma ação extensionista vinculada ao Departamento de Administração, de Guarapuava, que envolve atividades de curricularização do curso de Administração. A equipe organizadora é composta por alunos do curso, com apoio da Diretoria de Educação Especial e Inclusiva (Direi), da Coordenadoria de Comunicação Social (Coorc) e de professores do Departamento de Pedagogia vinculados à Educação Especial.
Atualmente, a Unicentro conta com dois conselheiros no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava (Comddeg) – um docente do Departamento de Administração e uma professora do Departamento de Pedagogia.
Por Viviane Moreira, com supervisão de Maíra Machado
Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?
Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.
Confira as fotos do evento no Banco de Imagens