Encontro Anual de Iniciação Científica da Unicentro encerra com a entrega de certificados de menção honrosa

Encontro Anual de Iniciação Científica da Unicentro encerra com a entrega de certificados de menção honrosa

O 33° Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) chegou ao fim nesta quarta-feira (30). O evento também foi integrado com o 12° Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (Eaic-Jr); o 4° Encontro Anual de Iniciação Científica Internacional (Eaici); e o 2° Encontro de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI). 

Neste ano as inscrições foram gratuitas, com cerca de 3.000 inscritos e presença de quase 2.500 alunos. “Nós tivemos as salas cheias nas apresentações. Esse é o objetivo do evento, que os estudantes apresentem os seus trabalhos, que os colegas vejam essas apresentações, que se sintam motivados, inspirados para também fazer a iniciação científica”, diz a coordenadora do evento, professora Sandra Mara Guse Scós Venske.

Durante os três dias de encontro, os resultados de 920 trabalhos científicos foram apresentados, possibilitando uma troca de conhecimentos que abrangeu diversas áreas. O evento foi encerrado com a entrega dos certificados de menção honrosa para os trabalhos que se destacaram. Ao todo 38 estudantes foram condecorados – 24 alunos de graduação e 14 alunos do Ensino Médio. A premiação do Eaic-Jr dos alunos de Irati foi realizada no câmpus do município na terça-feira (29).

Uma das estudantes do Ensino Médio que ganhou menção honrosa é a Maria Eduarda Machado, do Colégio Trajano Gracia, em Irati. Ela desenvolveu uma pesquisa sobre como a inteligência artificial, e especificamente o ChatGPT, podem auxiliar na compreensão de textos em inglês. “A gente pegou um livro e escolheu um texto nesse livro, e aí a gente jogou no ChatGPT, pediu informações explícitas, implícitas, implícitas no esquema dedutivo e indutivo. Buscamos como a ferramenta poderia ajudar a entender os textos, quais seriam as propostas, como poderia ajudar os alunos”, explica.

A estudante de Jornalismo Helena de Júlio Dutra também foi premiada com uma pesquisa sobre inteligência artificial. Com a orientação do professor Eduardo Yamamoto, a acadêmica ficou em terceiro lugar em Ciências Sociais Aplicadas. “O interessante foi que não só lidou com todos os sistemas que a gente está estudando, de inteligência artificial, algoritmos, mas também trouxe uma realidade bem legal para o nosso curso, dentro do campo da comunicação, que agora é um fenômeno bem crescente dentro do nosso campo”, pontua.

Participar dos programas de iniciação científica, tanto no ensino médio quanto no ensino superior, prepara os estudantes não apenas para a ciência, como diz o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Roberto da Silva, mas para o mercado de trabalho e para a vida. “É comprovado que os alunos que fazem iniciação científica vão para o mestrado e doutorado e, principalmente, aqueles alunos que desenvolvem projetos com mais impacto na sociedade. E, também, mesmo o aluno que não vai para a pós-graduação, é extremamente importante a iniciação científica porque ela não prepara só para o mundo acadêmico, o mundo científico. Prepara o aluno para a vida”.

O Eaic marca o fim do desenvolvimento das pesquisas. Os alunos que terminaram esse ciclo ficam marcados por um conhecimento que vai além do meio acadêmico e predispõe o estudante a fazer a diferença no lado de fora da universidade: é o ensino superior cumprindo seu papel social. Para a Unicentro, esse é um momento de satisfação, como comenta o reitor da universidade, professor Fábio Hernandes. “Este é um momento ímpar, todo ano nós temos e todo ano saímos emocionados, vendo a cara dos premiados, a satisfação dos orientadores. Então, fica aqui a todos os nossos parabéns e aos premiados, que realmente esse seja o início de uma bela carreira na pesquisa, carreira profissional”, diz.

 

 

Confira os participantes do Eaic premiados pela menção honrosa:

Ciências Agrárias

Gabrielly Schramm, Guilherme Scheidt e Matheus Lima Valério;

Ciências Biológicas

Ellen Kaspchak Kovaliuk, Elisa Martins Castro e Nathalia Antunes Godert;

Ciências Exatas e da Terra

João Gabriel da Silva Soethe, Gabriele Vitória Oliveira Inácio e Júlia Maria Horst Rodrigues;

Ciências Humanas

Emili Fernanda de Campos, Thaissa Koller e Angelo Gabriel dos Santos;

Ciências Sociais Aplicadas

Ana Paula Ruppel, Juliana Aparecida dos Santos e Helena de Júlio Dutra;

Engenharias

Yorran Neves de Almeida Costa, Gabriel do Nascimento de Lima e Bruno Winicius Borsoi;

Linguística, Letras e Artes

Rafael Custódio dos Santos Borba, Oksana Vitória Burlei e Gabriela Fornel Leão.

Ciências da Saúde

Herica Karoline Ribeiro Vieira, Nayara Schug da Silveira e Andreina Eloyse Goebel.

Confira os participantes do Eaic-Jr premiados pela menção honrosa:

Câmpus Santa Cruz

Maria Eduarda Bivati Nunes, Djenifer Nicoly de Quadros da Silva, Kaue Ruan dos Anjos, Maria Eduarda Cordova Camargo e Drayton Kauan Ferreira;

Câmpus Cedeteg

Larissa Costa Grein, João Pedro Weber, Alan José Martins e Maria Rita Bruno Ferreira;

Câmpus Irati 

Gustavo Edenilson Cararo, Maria Gabriele Camargo Chula, Any Gabrielly Batista, Isabelli Zarpelon e Maria Eduarda Machado.

 

 

Por  Ana Flávia Godoy, com supervisão de Maíra Machado


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos do evento no Banco de Imagens.

Deixe um comentário