Unicentro participa de 72º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está presente no 72º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Nesta edição, realizada na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o tema abordado é “Interiorização Universitária: o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial”. Presente no evento, o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, destaca a relevância da temática abordada no fórum. “Sabemos que as universidades estaduais estão no interior do país, na sua grande maioria. Isso tem feito a diferença no desenvolvimento regional e na formação dos profissionais”, disse.

“A troca de informações e conhecimentos neste fórum da Abruem é de extrema importância tendo em vista a necessidade da nossa universidade estar por dentro do que acontece no país como um todo. Faz com que possamos apresentar as nossas experiências positivas, conhecer as experiências exitosas de outras universidades estaduais e municipais do Brasil e, com certeza, isso aumenta a nossa capacidade na hora de tomar decisão, na hora de entender o que está acontecendo em todos os âmbitos”, ressalta o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.

O objetivo do encontro nacional da Abruem é aprofundar as temáticas que envolvem a agenda de ensino superior no Brasil. Neste sentido, pontua o reitor Fábio Hernandes, o encontro com o secretário de educação superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil, permitiu que fossem apresentadas as principais demandas das universidades estaduais. “Abordamos que o governo federal também tem que apoiar as universidades estaduais e municipais, para além das universidades federais. Também expressamos nossa preocupação e pedimos um maior posicionamento do governo federal em relação à assistência estudantil”, compartilha o reitor.

Além do reitor Fábio Hernandes e do vice-reitor Ademir Fanfa Ribas, a pró-reitora de Apoio ao Estudante, Maria Regiane Trincaus, e a coordenadora de Relações Internacionais, Cibele Krause Lemke, também estão representando a Unicentro no evento.

Atividades – A Câmara de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica, mediada pelo reitor Fábio Hernandes, contou com a participação da coordenadora de Relações Internacionais, Cibele Krause Lemke, apresentando os indicadores e as políticas institucionais sobre internacionalização. Já a pró-reitora de Apoio ao Estudante, Maria Regiane Trincaus, participa da Câmara de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas. “A Unicentro tem apresentado suas demandas e tem mostrado as ações que têm dado certo em nossa universidade. Após a nossa participação neste fórum, nós vamos voltar com muitas ideias e novas propostas para a nossa Unicentro. Tem sido um momento de troca de experiências e de informações muito importante”, conclui o reitor Fábio Hernandes.

Por  Maíra Machado, com informações de Unitins
Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.