Alunos de Jornalismo participam de capacitação no 26º GAC

Estudantes do primeiro ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participaram da 15ª Edição do Curso de Capacitação de Jornalistas em Situações de Conflito, no 26° Grupo De Artilharia De Campanha – Grupo Visconde de Guarapuava. O responsável pela iniciativa foi o professor Márcio Fernandes.

Durante a atividade, os alunos receberam os equipamentos necessários para o dia e realizaram ações de sobrevivência, pista de orientação, instrução de higiene, profilaxia e primeiros socorros (HPPS), entre outras atividades. Tiveram, ainda, a oportunidade de conversar via reunião online com a jornalista tenente Helena, que atua na 5ª Divisão de Exército (5ª DE), em Curitiba. Durante a reunião, a Tenente explicou as formas de ingressar nessa área no exército, como funciona o recrutamento e também comentou sobre a operação Taquari, no Rio Grande do Sul.

Para o Sargento Saul Eichholz dos Santos, auxiliar de Comunicação Social do 26º GAC, a importância da atividade está na preparação dos estudantes e futuros profissionais para situações do cotidiano e também de conflitos maiores. “A gente já coloca eles para trabalhar em duplas desde o começo, dando esse senso de companheirismo. Outra coisa é a noção de autoproteção e autopreservação também, que eu vejo que interfere bastante e que eles podem levar para a vida. Além desse contato que eles têm aqui com profissionais que já passaram por situações adversas, então essa troca de experiências, eu acho que vale a pena”, explica o sargento.

As alunas Ana Julia Campos e Maria Nascimento participaram da capacitação e acreditam que esse treinamento pode agregar muito tanto na vida pessoal quanto profissional, pois as ajuda a terem  mais disciplina, conhecerem outra realidade e vivenciarem novas experiências. “Acredito que essa experiência aqui está enriquecendo para que a gente veja e viva de fato, não fique só na mente e pensando: ‘isso aqui pode ser uma hipótese de que pode acontecer no futuro’. Não, a gente viveu e está tendo essa experiência.  Então, eu estou adorando, está sendo muito legal”, compartilha Maria.

“O treinamento de saúde, de se localizar no mapa, e as situações que a gente está vivenciando são muito boas, pois estamos aprendendo coisas que a gente nem sabia como funcionavam”, complementa Ana Julia.

Outro fator importante da atividade foi a desmistificação do trabalho do exército, pois os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a estrutura e suas funções. “Eu estou tendo um outro viés do que é o exército. Eu não tinha essa visão de como é toda essa organização aqui dentro, eu achava que era totalmente diferente. Então está quebrando os estereótipos de como é o exército e até me chamou a atenção para que eu possa seguir nessa área dentro do jornalismo”, pontua Maria.

Por Viviane Moreira, com supervisão de  Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Confira as fotos da atividade no Banco de Imagens