Unicentro e Hospital Regional promovem ações do Outubro Rosa com a participação de alunos de Enfermagem e Medicina

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, realizado anualmente durante o mês de outubro. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de promover exames regulares de mamografia para as pacientes.

Para celebrar o mês e conscientizar sobre doença, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em uma ação integrada com o Hospital Regional do Centro-Oeste, promove neste mês ações de coleta de exames preventivos para as funcionárias do hospital. As ações serão realizadas pelos alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina da universidade.

“O objetivo das atividades é conscientizar, orientar sobre formas de prevenção de câncer de mama e colo de útero e a importância de exames para detecção precoce. Também é objetivo proporcionar exames de coleta, Citopatologia e exame das mamas em mulheres que trabalham no hospital”, explica a professora Kelly Cristina Michalczyszyn, do Departamento de Enfermagem.

As ações já começaram e seguem até o dia 30 de outubro, conforme a programação:

Atividades do curso de Enfermagem – coleta de preventivo:

Dias 16,17,23 e 24 de outubro, das 9h às 12h

Atividades do curso de Medicina:

28/10 – 10h;

29/10 – 15h;

30/10 – 11h.

“A detecção precoce de câncer de mama e colo de útero pode salvar a vida de milhares de mulheres. É muito importante que as mulheres conheçam as formas de prevenção do câncer e os exames que podem detectá-lo precocemente”, reforça a professora Kelly, sobre a importância da ação.

Por  José Guilherme de Lima Branco, com supervisão de Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.