XVIII Semana de História no Câmpus de Irati discute “Educação e Violência”

XVIII Semana de História no Câmpus de Irati discute “Educação e Violência”

Uma mesa-redonda sobre os desafios da educação básica abriu a XVIII Semana de História nesta segunda-feira (14), no Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento acontece ao longo desta semana em conjunto com o XIII Seminário de Estudos Étnicos-Raciais, a X Jornada de Integração Graduação e Pós-Graduação e a III Jornada de Estudos em História da Violência. 

A conferência de abertura contou com a participação do professor Paulo Dias de Mello, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e das professoras Tatiana Maia e Edislaine Fernandes Vitoriano, da rede básica de ensino. Os convidados falaram sobre o cenário atual da educação pública paranaense, bem como de suas trajetórias pessoais na docência.

Semana reúne professores e estudantes de graduação e pós-graduação em diversas atividades (Foto: Coorc).

Para Tatiana, também presidente do Núcleo Sindical de Irati da APP-Sindicato, os educadores enfrentam a maior parte dos desafios da profissão fora da sala de aula. “Hoje, nós estamos com uma defasagem salarial gritante e, para além da questão financeira, temos outros desafios como o desmonte pedagógico, a dificuldade de fazer com que as pessoas queiram ser professores, a privatização e a militarização das escolas, a plataformização do ensino”, elenca a professora.

A partir de uma votação entre a comunidade acadêmica, esta edição da Semana de História traz “Educação e Violência” como tema central. “É importante a gente refletir sobre a violência porque ela está presente na sociedade, nas relações familiares, na sala de aula… esse tema vem para pensarmos a violência na história, mas também na atualidade, nas várias formas de poder em que ela se estabelece”, explica o professor Oseias de Oliveira, organizador do evento. 

O evento reuniu professores e estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos. Mais de 90 trabalhos científicos serão apresentados ao longo do evento, divididos em oito simpósios temáticos. “Além dos quatro minicursos, que estão com as vagas lotadas, o que para nós é uma grande satisfação”, complementa o docente. 

A Semana de História segue até sexta-feira (18) com sessão de cinema, palestras, lançamento de livros e debates sobre as pesquisas em andamento. Você confere a programação completa nesta página

A organização é do Departamento de História do Câmpus de Irati (Dehis/I), em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e o Centro de Documentação e Memória (Cedoc/I).

 

Por Paula Claro


Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.

Deixe um comentário