Outubro Rosa: Projeto da Unicentro reforça ações de prevenção ao câncer de colo do útero

Neste mês de outubro, o foco é a saúde da mulher. Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), um projeto do Departamento de Farmácia traz impactos positivos na comunidade de Guarapuava. A iniciativa realiza exames microbiológicos em pacientes que fazem o preventivo do câncer de colo do útero nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Carli e Bonsucesso. “Desde 2018 a gente vem realizando esses exames microbiológicos junto com o papanicolau nas unidades. Nós temos hoje mais de 930 mulheres que já foram atendidas pelo Laboratório de Microbiologia, em uma parceria da Unicentro com a Secretaria de Saúde. Esses exames são totalmente de graça”, contextualiza o coordenador do projeto, professor Marcos Ereno Auler.

O projeto conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, totalizando sete integrantes, além do coordenador. Eles atuam em parceria com a equipe de enfermagem das UBSs. O prazo entre a coleta e a emissão do laudo, explica a pós-graduanda Thais Kremer, é de 15 dias. “Através do material clínico que coletamos na lâmina, fazemos a Coloração de Gram e observamos no microscópio se tem a presença de fungos ou bactérias. Também fazemos o processamento do Trichomonas, que é um parasita. Todo esse parâmetro de processamento demora em torno de 15 dias para liberarmos o laudo na UBS”.

A iniciativa do projeto permite que o tratamento correto seja iniciado já na unidade de saúde. Para o professor Marcos, o trabalho beneficia a comunidade e também os estudantes que integram a equipe. “O projeto visa a melhoria da Saúde da Mulher. É um projeto que tem um alto impacto social e faz com que a universidade tenha essa relação com a comunidade e com a Secretaria de Saúde”, avalia. “Temos os alunos de graduação e de pós-graduação que participam, então, do ponto de vista pedagógico também é bom para melhorar a formação, para melhorar a questão da interação social com a comunidade mostrando a importância da universidade” ressalta.

“O que observamos é que os pacientes, os casos clínicos que temos aqui, são uma oportunidade única que a gente não teria se não fizéssemos parte do projeto. Para cada caso que chega, estudamos mais, pesquisamos mais, discutimos entre nós também para evoluir cada vez mais”, completa Thais.

Embora as ações se intensifiquem durante a campanha do Outubro Rosa, o projeto tem fluxo contínuo, permitindo que os exames sejam realizados ao longo de todo o ano. O fundamental é que as mulheres não deixem de fazer o preventivo, já que, como destaca o professor Marcos, o câncer de colo do útero é o terceiro mais comum entre as mulheres e o quarto em mortalidade. “A melhor coisa que a gente tem que fazer agora no Outubro Rosa é mostrar a importância de a mulher realizar os exames preventivos, e a melhor forma de combater essa doença é o conhecimento”, finaliza.

Dia D – No próximo sábado (19), todas as Unidades Básicas de Saúde de Guarapuava se reúnem para um mutirão de coleta do exame preventivo de colo do útero (teste de Papanicolau). Para saber mais sobre a programação, acesse o perfil da Secretaria Municipal de Saúde.

Por Maíra Machado

Você já conhece o canal de transmissão da Unicentro no WhatsApp?

Lá, você encontra notícias fresquinhas e em primeira mão, além de comunicados oficiais, eventos, conquistas da galera e muito mais! Clique aqui para participar e fique por dentro de tudo o que é destaque na nossa universidade.