Mais de 6,5 mil candidatos fazem as provas do vestibular da Unicentro neste domingo

As provas do Vestibular 2025 da Unicentro foram aplicadas neste domingo (13), em oito cidades do Paraná: Guarapuava, Irati, Cascavel, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Pitanga e Prudentópolis. Dos 7.205 inscritos, 6.641 candidatos compareceram aos locais de prova.

A Unicentro oferece 42 cursos, com 1.140 vagas distribuídas entre seus três câmpus universitários e quatro unidades avançadas. Entre os cursos mais concorridos estão Medicina, com 282,36 candidatos por vaga; Psicologia, com 29,83 inscritos por vaga; Direito, com 19,44 candidatos por vaga; e Ciência da Computação, com 17,33 inscritos por vaga.

Os candidatos responderam a 60 questões, além de redigir uma redação. “As provas incluem questões de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira, além de disciplinas específicas conforme o grupo de cada curso e a redação”, explica a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores.

Para o reitor da Unicentro, o vestibular é sempre um momento importante para a instituição. “Este é um processo democrático de ingresso à universidade. Estamos sempre pensando na nossa comunidade, no vestibulando e em suas características. Estamos muito felizes e preparados para esses novos estudantes”, relata.

Provas foram aplicadas em oito cidades do Paraná

Denis Matheus Cavalheiro, de Pinhão, prestou o vestibular para Medicina pela segunda vez. “Escolhi Medicina na Unicentro porque é uma das melhores universidades estaduais do Paraná. É a Unicentro, né? É o sonho de todo mundo”, comenta.

Jaiany Cristina dos Santos, que concorre a uma vaga em Publicidade e Propaganda, estava confiante antes da prova. “Sinto que vou me sair bem, porque me desenvolvi bastante nas matérias ao longo do ensino médio”, relata. Jaiany escolheu a Unicentro por influência da irmã, que também se formou na universidade. “Minha irmã sempre falou muito bem da Unicentro e isso despertou minha vontade de estudar aqui”.

Jaiany também se preparou assistindo aos aulões preparatórios oferecidos pela universidade no canal oficial da instituição no youtube. “Achei muito interessante porque é uma ajuda a mais. Eu acho que é muito importante a Unicentro ajudar nessa questão de redação, até porque é a nota mais importante”, afirma.

O estudante Davi Freitas quer cursar Agronomia. Segundo ele, o motivo para escolher a Unicentro é que a universidade está entre as melhores instituições do Brasil. “Eu escolhi a Unicentro porque é a melhor faculdade do sul do Brasil de agronomia, tem nota 5 no MEC e é um curso muito bom”, relata.

Giovana Jacopetti, veio de São Mateus do Sul para prestar vestibular para Fonoaudiologia. “Eu escolhi fono porque acho que é uma área que está crescendo muito agora. Acredito que muitas pessoas estão percebendo a importância da fonoaudiologia e tem muita área para explorar”, aponta.

Redação

Os candidatos puderam escolher entre três temas para desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa. O primeiro tema abordou as causas e o combate ao etarismo, com apoio de um texto e uma charge. O segundo tema explorou a expressão “Bal Tashchit” sob a visão de Abraham Shapiro, com base em uma publicação da Folha de Londrina. Já o terceiro, propôs uma reflexão sobre o impacto dos influenciadores digitais no comportamento dos jovens brasileiros, também a partir de textos de apoio e uma charge.

Todo o processo ocorreu dentro da normalidade

Gabarito provisório e resultado final

O gabarito provisório será divulgado na segunda-feira (14) nas redes sociais da universidade, sem horário definido. O resultado final do vestibular está previsto para ser divulgado até o dia 22 de novembro.