Semana de Fisioterapia da Unicentro celebra 25 anos do curso

Realizada nos dias 10 e 11 de outubro, a Semana de Fisioterapia da Unicentro está comemorando os 25 anos do curso na universidade com uma programação especial. Iniciado em 2000, o curso formou, ao longo de mais de duas décadas, 666 profissionais que hoje atuam em diversas regiões do Brasil. O evento não só celebra essa trajetória de sucesso, mas também proporciona reflexões sobre o futuro da profissão, com temas que vão além da formação técnico-científica, promovendo o desenvolvimento pessoal dos estudantes.

A professora Cintia Raquel Bim Quartiero, coordenadora do evento, destacou a importância desse momento para toda a comunidade acadêmica. “Há alguns dias estamos envolvidos nessa celebração, com realização de fotos, atividades da gincana, organização, e está sendo muito bom ver o engajamento de todos. Comemorar 25 anos é uma data especial, resgatamos fotos que nos trouxeram muitas memórias ao longo dessa trajetória, são muitas vidas impactadas pelo nosso curso, sejam elas de docentes, alunos e pacientes”, conta.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, elogiou a atuação do curso ao longo desses anos, que se consolidou como referência. “O curso de Fisioterapia é um dos nossos orgulhos, é referência na cidade e na região, forma grandes fisioterapeutas que estão sempre atualizados e sempre pensando na saúde e bem-estar de todos. O papel que vocês têm feito para nossa comunidade tem sido brilhante˜, afirmou.

Em seu discurso na abertura do evento, o chefe do Departamento de Fisioterapia, Luiz Alfredo Braun Ferreira, ressaltou o impacto transformador do curso na vida de quem passou por suas salas.”Em 2004, eu estava sentado no lugar de vocês alunos. Faz 20 anos que faço parte do curso, desde acadêmico até professor, e foi sentado aí que começou a mudança da minha história de vida. Hoje eu tenho uma família, eu tenho uma vida profissional feliz e é com muito orgulho que eu estou aqui representando, não somente os professores que fizeram parte da minha história, mas representando também vocês”.

O diretor do Câmpus Cedeteg, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, enfatizou o papel de destaque da Fisioterapia no contexto da Unicentro e o crescimento da infraestrutura de atendimento do curso, do qual é também paciente. ˜Os docentes trabalham não só na área de ensino, formando profissionais, mas também realizando atividades de iniciação científica e projetos de extensão, é algo que a gente tem muito orgulho. A Clínica de Fisioterapia é referência, não só pelos equipamentos de ponta, mas principalmente pelos docentes que atuam na clínica˜.

A programação da semana incluiu palestras que abordaram a evolução da profissão e os desafios futuros, além de uma discussão inovadora sobre o impacto da inteligência artificial no ensino de fisioterapia. O desenvolvimento pessoal também foi tema de destaque, com a palestra “De estudante a investidor: guia financeiro para futuros fisioterapeutas”, e “Saúde Mental para Estudantes”, que abordou estratégias para o equilíbrio emocional durante a formação. Os alunos também tiveram a oportunidade de ouvir a experiência de um paciente sobre as vivências pós-lesão medular.

Além das palestras, o evento também promoveu uma mostra de projetos de pesquisa e extensão; uma gincana acadêmica, com desafios técnicos, físicos e intelectuais; e uma exposição de fotos retratando a trajetória do curso de Fisioterapia na Unicentro.

Por Giovani Ciquelero